Conheça esses truques úteis de acordo com o tipo de cortina que você tem em casa!
As cortinas são um acessório que proporciona grande aconchego e beleza à casa, além de proteger do calor, luz direta ou fria, dependendo de sua função.
E isso revela que existem muitos tipos de cortinas: as cortinas translúcidas para a entrada de luz, cortinas para impedir a entrada de luz, persianas verticais ou horizontais, cortinas de chuveiro e cortinas decorativas, entre outras.
No entanto, fatores como sol e poeira podem afetar a beleza dos tecidos. Na verdade, é necessário limpar as cortinas de vez em quando para proteger e mantê-las bonitas.
Neste artigo você encontrará uma série de truques para cuidar e limpar suas cortinas da melhor maneira de acordo com seus tecidos.
Cortinas pré-moldadas
Hoje em dia você pode obter muitas cortinas pré-moldadas. Estas cortinas geralmente têm um rótulo que informa sobre o tipo de tecido e indica que cuidados devem ser tomados ao lavá-los.
Contanto que você tenha uma cortina desse tipo, revise as informações no rótulo e siga as instruções.
Proteja as cortinas do sol
Para proteger suas cortinas do sol, é melhor colocar um revestimento em vez de expô-las diretamente à janela. O revestimento manterá a cor da cortina por mais tempo.
Proteger as cortinas de poeira
A poeira se acumula muito facilmente nas cortinas. Uma maneira de evitar as grandes acumulações de poeira que se formam com o tempo é aspirá-las a cada 10 dias aproximadamente.
Dicas para lavar as cortinas:
As cortinas devem ser lavadas uma vez por ano, a menos que sejam expostas a múltiplos fatores de dano que requerem mais frequência.
Para lavar as cortinas, você deve levar em conta o tipo de tecido com o qual elas são feitas. Siga estas recomendações abaixo:
1. Aspire as cortinas antes de desmontá-las para remover o excesso de poeira;
2. Ao remover as cortinas, você deve remover os anéis, ganchos ou qualquer outro acessório;
3. Coloque apenas a cortina na máquina de lavar roupa sem o revestimento e lave no ciclo delicado com um sabão neutro. Você não deve deixar a lavadora iniciar o ciclo de centrifugação, pois pode maltratar muito o tecido;
4. Caso a cortina tenha muita sujeira acumulada, deixe de molho por 40 minutos antes de lavar;
5. Não use amaciantes de tecidos, pois estes geralmente deixam manchas;
Cuidados específicos de acordo com o tecido:
Poliéster: Eles exigem a imersão em água sem sabão por 40 minutos, com pelo menos 3 mudanças de água nesse período. Eles não devem ser secos ao sol;
Algodão: Eles podem ser lavados com sabão comum e podem suportar uma temperatura de até 60ºC;
Veludo: a melhor maneira de limpar é aplicar um pano de camurça umedecido com um pouco de água morna;
Malha: Podem ir à máquina de lavar roupa, mas devem ser previamente colocados num saco especial para que não se estiquem ou fiquem presos nas lâminas da máquina.
Véu: Deve ser lavado no ciclo delicado da máquina e é melhor usar sabão de coco. Caso o véu esteja muito sujo, você pode adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;
Linho, seda: Recomenda-se que sejam confiados a uma tinturaria, pois são peças delicadas.