Julianasoares

Cientistas Descobriram o Motivo Dos Cabelos Grisalhos e Como Evitar

Eles estão intimamente relacionados ao nosso estilo de vida e antecedentes familiares.

Um grupo de dermatologistas britânicos realizou uma série de experimentos em que esclareceram que, após 50 anos, metade da população tem cabelos grisalhos. Entre os brancos, essa condição começa aos 30 anos; em asiáticos, aos 40 anos; e nos negros, até mais tarde.

O crescimento, a cor e a estrutura do cabelo dependem do folículo piloso e da melanina, mas ao longo do tempo essas estruturas se esgotam, gerando a perda de força, cor e estrutura no cabelo. Todo o processo de descoloração pode durar cerca de 10 anos, mas alguns agentes como os nervos podem acelerar esse processo.

Mas de acordo com os dermatologistas, o que faz os cabelos grisalhos realmente aparecerem?

Bem, existem várias respostas, e elas variam de pessoa para pessoa, mas entre elas estão os genes.

Se você vem de famílias que as pessoas tiveram cabelos brancos, então é provável que a mesma coisa aconteça com você. Problemas com a tireóide também são uma força motriz. Outros problemas, como falta de vitamina B ou ferro no sangue, também influenciam.

A ingestão constante de drogas pode ser outro fator, bem como as dietas incompletas ou excesso de certos alimentos tais como a farinha, o açúcar, o sal e os corantes.

Fumar é definitivamente um fator de risco para quem não quer ter cabelos brancos, isso é mostrado por um estudo afirmando que os homens ocidentais (Europa e América) tendem a ter cabelos brancos mais cedo do que os orientais, em cuja cultura do tabaco não é tão aceito.

Os cientistas também deram algumas dicas para tentar evitar a calvície, como comer uma dieta que inclui frutas, legumes e alimentos ricos em vitamina B12 e ferro.

Visitar o médico de vez em quando para ter tudo sob controle, fazer massagem cabelo para estimular o crescimento do cabelo ou fazer um corte que é mais fácil de manter, são outros hábitos que os cientistas aconselham a proteger dos cabelos brancos.

Deixe um comentário