A Internet está cheia de receitas de beleza caseiras que prometem resultados com itens que você tem em casa, mas a realidade é que muitos desses produtos podem danificar a pele delicada do rosto. Descubra quais você deve evitar.
Nós todos amamos um bom truque de beleza caseiro. Há alguma diversão em, por exemplo, montar uma máscara com ingredientes que você tem na geladeira, para não mencionar que você pode economizar dinheiro com isso.
Com o surgimento dos cuidados com a pele, a internet se tornou uma enciclopédia dessas técnicas, onde podemos encontrar desde dicas para curar a acne até como fazer maquiagem durar mais tempo. Mas o que você precisa saber é que a eficácia dessas receitas geralmente não é comprovada e, muitas vezes, acaba causando mais danos do que qualquer outra coisa.
Aqui, 7 truques de internet que você deve evitar e por quê:
1. Suco de limão
Existe uma razão pela qual se você beber suco de limão puro, sua boca poderá ficar machucada: é muito ácido. O mesmo vai acontecer com o seu rosto.
Pior ainda, se você se expuser ao sol, pode desencadear uma reação química que causa erupções cutâneas, queimaduras graves ou manchas de hiperpigmentação.
2. Esfoliar com açúcar, sal ou bicarbonato de sódio
Estes ingredientes podem ser bons esfoliantes para a pele do corpo, mas para o rosto são muito agressivos. Isso ocorre porque seus grãos podem ter bordas irregulares ou ásperas, avermelhando e machucando a pele sensível.
Uma boa maneira de esfoliar o rosto é usar uma toalha macia para esfregar levemente com movimentos circulares.
3. Pasta de dente
Devido a alguns dos seus componentes, como o bicarbonato de sódio e o peróxido, é moderadamente eficaz como método para secar espinhas.
Mas esses componentes também geram irritação e vermelhidão e, em alguns casos,podem até aparecer uma erupção cutânea.
Melhor usar produtos projetados especificamente para acne.
4. Cola de escola para cravos pretos
Embora não seja tóxico, pois é projetado para crianças, a cola pode irritar a pele e entrar nos poros, gerando mais obstrução e, portanto, mais cravos.
Remover a cola sem danificar a pele não é uma tarefa fácil, por isso recomendamos ir a um especialista.
5. Álcool etílico
Muitos sites recomendam que, se você tiver pele oleosa, aplique álcool etílico para remover o excesso de brilho.
Esta é uma ideia muito ruim, já que o álcool remove os óleos naturais e a umidade da pele, deixando seca e irritada. Além disso, a produção de sebo do rosto se adapta ao meio ambiente: se detectar que a pele está seca, vai gerar mais sebo, o que é muito ruim para combater a oleosidade.
6. Spray de cabelo como um fixador de maquiagem
O spray ou verniz para fixar o cabelo é muito eficaz… no cabelo. Na pele do rosto pode gerar irritação, secura e descamação.
Melhor usar pó translúcido ou fixadores especialmente projetados para esse fim.
7. Claras de ovos
Máscaras de ovo têm sido usadas há anos como um método de rejuvenescimento e anti-acne.
A razão pela qual você deve evitar é a mesma razão pela qual você não deve comer ovo cru: a possibilidade de contrair salmonela.
Enquanto muitas das dicas que circulam na Internet podem ser úteis, devemos prestar atenção àquelas que podem ser prejudiciais,especialmente se for algo tão delicado quanto a pele.
Em caso de dúvida, recomendamos sempre consultar um especialista.