Antes que você perceba, seu filho viverá com portas fechadas e começará toda aquela conversa sobre a independência… ele não precisará mais do seu calor ou sentir a sua companhia até adormecer.
Muitas mães quase todas as noites começam o ritual para dormir, que quase sempre começa com um banho, ler um livro, apagar quase todas as luzes, vestir, colocar músicas suaves, abraçar, beijar, contar histórias até que as crianças dormem!
Queremos que eles durmam cedo, porque há milhares de coisas que ainda temos que fazer: ver uma série, ler, terminar o trabalho, lavar louça ou dormir. Trabalho que nunca acaba.
Entre as 7 e as 9 da noite temos um tempo que poderia ser considerado como tempo morto, mas para mim, apesar da pressa de querer ter tudo pronto, é um dos momentos mais íntimos que tenho com os meus filhos.
Durante esses momentos há risos e alegria, ou cansaço e choro, tudo depende do dia, mas sempre há beijos e carinhos. Há histórias que aconteceram durante o dia, há segredos que eles querem nos dizer, é um momento de conexão real.
E até mesmo dormir com eles são, as vezes 10 minutos, outras são horas, acalmar meu desespero e pensar que, se meus filhos precisam que o tempo não é imaturo, ou dependente, mas porque seus pais são a sua segurança.
Eu gosto de pensar que hoje eu faço isso por eles, mas para muitos pais não está certo, ou errado, de alguma forma irá ajudar no futuro, irá tornar pessoas mais seguras, sem medo…
Porque vai chegar um momento onde eles querem dormir sozinho, eles fecharão a porta…
Eu não tento te convencer, eu respeito se você não pensa o mesmo, eu só quero compartilhar isso pra mim, esse hábito me faz sentir mais ligado a eles, mais presente, mais seguro. Se adicionarmos a isso as horas que passamos separadas pelo trabalho e pelas escolas, essas horas se tornam sagradas, aproveitamos isso.
Toda noite é uma a menos, e eu não digo de maneira fatalista, mas as crianças crescem à velocidade da luz e sua infância não é reabastecida, não volta, não é compensada.
Não se desespere, chegará o dia em que você dormirá em sua cama completa, à sua vontade, um dia você dormirá sem pedir nada até o dia seguinte.