O Infectólogo notou que os parasitas presentes nos morangos e em alguns vegetais não podem ser eliminados usando apenas água sanitária. Mas como eliminar corretamente então?
Descubra a maneira correta de desaparecer com esses parasitas e evitar infecções que ponham em perigo a saúde.
Para muitas pessoas, o caminho certo para matar as bactérias e parasitas que têm algumas frutas e legumes, como morangos ou alface é lavar e deixar de molho com um algumas gotas de alvejante, no entanto, especialistas do Instituto Nacional de Saúde (INS ) alertou que o uso de água sanitária não consegue aniquilar os parasitas desses alimentos de forma definitiva, como muitos acreditam.
Parasitas que colocam seus ovos ou apodrecer em frutas como morango, bem como legumes, como couve ou alface são conhecidos como Giardia lamblia, como afirmado por Manuel Espinoza Silva, Infectológa médica.
O especialista explicou que esses frutos e legumes são facilmente infectados com tais parasitas que são cultivados ao nível do solo e estão normalmente irrigados com águas residuais contendo a matéria fecal de ser humano, de modo que o consumo sem preparação adequada pode ser prejudicial para a saúde.
“Há pessoas que as lavam rapidamente, em uma bandeja, derramam suas gotas de água sanitária, colocam suas frutas ou legumes por 20 minutos e pensam que mataram tudo. Possivelmente matou bactérias, mas não mata o parasita ou ovos, e as pessoas ingerem esse parasita”, alertou o especialista.
Maneira correta de lavar morangos:
A maneira apropriada de lavar os morangos é remover as folhas e colocar sob um fluxo de água; depois, com uma mistura de água com algumas gotas de detergente e uma pequena escova – semelhante à escova de dentes – os morangos devem ser esfregados um por um para garantir que quaisquer larvas que possam estar na fruta sejam removidas.
Uma vez lavador, os morangos devem ser cuidadosamente enxaguados com água corrente e, em seguida, em um recipiente de água, colocar várias gotas de água sanitária, introduzir fruta e deixar repousar durante 20 minutos. Mais uma vez, lave muito bem. Só então eles estarão prontos para o consumo.
Segundo o especialista, este procedimento deve ser seguido com todos os vegetais de caule curto, como alface, framboesa, nabo e outros que são frequentemente irrigados com águas residuais.