O que você quer? Se você tem um cachorro em casa, certamente já fez essa pergunta ao animal. Sabemos que o cachorro está tentando se comunicar, mas não entendemos o que significa.
Os cães têm sua própria maneira de comunicar emoções, assim como qualquer outro animal. Portanto, é vital que aprendamos a interpretar a linguagem dos cães e seus sinais de comunicação não-verbal.
A importância de entender a linguagem dos cães
Pense que a cada gesto e ação o cão está mostrando que algo vai acontecer, seja para melhor ou para pior, através de uma linguagem canina muito fácil de interpretar.
Como os cães se comunicam?
Nós, como humanos, combinamos a linguagem falada com a comunicação não verbal para nos comunicarmos. Em vez disso, os cães usam linguagem não verbal e linguagem química.
A linguagem dos cães é baseada em quatro áreas comunicativas:
- A comunicação química, que envolve os sentidos do paladar e do olfato.
- Contato físico ou toque.
- Os sons através do sentido da audição. Lembre-se que os cães têm ouvidos muito sensíveis, capazes de captar as ondas que nos escapam.
- A comunicação visual, uma das mais importantes para a sua relação com o seu cão.
Comunicação química como linguagem em cães
Você já se perguntou como os cães veem o mundo? A resposta é simples e contundente: mais do que ver, eles cheiram, e é esse sentido que lhes dá mais informações sobre o ambiente e como se comportar.
Pense nos cães policiais, cujo maior valor está em sua habilidade de identificar onde estão as drogas o que não são drogas.
Em menor medida, o gosto é também uma fonte interessante de informação sobre sua situação no meio ambiente.
Comunicação auditiva em linguagem canina
Se o olfato é um dos principais sentidos dos cães, o som é igualmente importante para a linguagem dos cães.
É através do cheiro e dos sons que ele se comunica com outros seres vivos, sejam eles pessoas ou outros animais. O cão não vocaliza, mas emite sons que devemos aprender a identificar e interpretar para garantir o bem-estar do animal.
Os cães latem, fazem sons de alta frequência, choram, gemem, bufam, uivam e ofegam. A interpretação e compreensão adequadas desses sinais e sinais da linguagem canina dependerão do tom, duração e frequência do som emitido pelo filhote.
Assim, qualquer som profundo, longo e repetido indica que o cão sente uma ameaça; se forem sons agudos, ele está tentando chamar sua atenção. Pelo contrário, quando o som é lento e não há movimentos bruscos, o cão diz-nos que está calmo.
Comunicação visual, a autêntica linguagem dos cães
Esses tipos de sinais são os que os humanos mais percebem: movimentos, atitude… Tudo isso tem relação com os gestos dos cães (e humanos).
Sinais confrontacionais ou agonísticos
Se o cão se sentir em perigo ou acreditar que o dono está em perigo, ele pode adotar uma postura de confronto e lutar. Nossa capacidade de interpretar seu desconforto e controlar a causa fará a diferença entre uma boa caminhada ou uma luta.
Sinais de apaziguamento em cães
Quando há uma situação tensa, devemos encontrar maneiras de apaziguar o espírito do animal . Às vezes, eles também fazem esse trabalho com outros cães por meio de ações simples:
- Lambendo focinho e / ou orelhas
- Dando pequenos pulos
- Curvando o corpo
- “Sorriso”
- Cabeça baixa
Sinais que indicam que seu cachorro está com raiva
Sim, os cães ficam com raiva. Você saberá que seu cão está zangado com você se ele inclinar o corpo para a frente, tiver um rosto tenso e rosnar; se for puxado para fazer uma mordida rápida ou mais profunda.
Sinais de que seu cachorro está sob estresse
Quando surge uma situação tensa (por não gostar do visitante ou de um dos familiares), é necessário estar ainda mais atento aos sinais e linguagem do cão. Um cão estressado sem o trabalho adequado de apaziguamento pode atacar.
Após esta pequena introdução à linguagem canina, com certeza você será capaz de se lembrar de alguns momentos em que não entendeu o que seu cão queria lhe dizer. Não se preocupe, assim como eles, também temos a capacidade de aprender a linguagem dos cães e seus sinais.