Você sabia que as roupas brancas só de ficarem guardadas por muito tempo também podem estragar? Sim, você leu certo. Quando as roupas são guardadas e meses se passam antes de você usar novamente, principalmente as brancas, elas adquirem um tom amarelado que nada tem a ver com a cor branca brilhante que tinham quando você as guardou.
Mas, isso não acontece apenas com as roupas que ficaram guardadas por muito tempo, como os lençóis herdados da sua avó ou as roupas que seus filhos usaram ao nascer: as roupas de verão que você manteve limpas no ano passado, podem ficar com aquela cor amarela quando você devolver usar.
Pode parecer difícil tirar aquela cor que foi adquirindo… mas neste artigo iremos te ensinar como branquear uma roupa amarelada para que ela volte à sua cor original.
Por que as roupas brancas estão amarelando?
As roupas brancas ficam amareladas por diversos motivos, mas o principal deles costuma estar relacionado a mantê-las em locais úmidos ou com pouca ventilação. Também pode ser que não tenha sido bem lavadas: se a sujeira permanecer dentro das fibras, aquelas irritantes manchas amareladas aparecerão com o tempo.
É comum que as fronhas e almofadas fiquem amarelas ao entrar em contato com o cabelo e o corpo. Vestígios de suor e sebo corporal se acumulam nessas roupas e, com o passar do tempo, esses resíduos oxidam e, eventualmente, amarelam.
Branqueamento de roupas amareladas
Ao pensar em como branquear roupas, há quem erroneamente use o alvejante como método para branquear roupas amareladas, causando maior desgaste na peça. E é que o alvejante pode danificar e oxidar as fibras, as enfraquecendo e fazendo com que, no longo prazo, apareça a cor amarela que se deseja evitar.
Entre os remédios caseiros para branquear roupas amareladas, um dos mais comuns é o uso de água oxigenada: basta misturar um pouco de água oxigenada com água fria e deixar a roupa de molho por algumas horas. Em seguida, enxágue e lave a roupa normalmente.
Outro remédio muito usado é o limão, pois também é um alvejante natural. Você já experimentou? Ferva um litro de água com o suco de dois limões e deixe a vestimenta embebida por uma hora. Em seguida, lave a roupa normalmente e deixe secar ao sol.
Por outro lado, o bicarbonato de sódio também pode funcionar como alvejante. Coloque algumas colheres de sopa na água de lavagem e você verá os efeitos que obtém em suas roupas.
Branqueamento de roupas muito amareladas
Em roupas muito amareladas, o melhor é fazer o tratamento manualmente. Mas não se preocupe porque é um procedimento muito simples e a roupa vai ficar impecável. Basta seguir estas etapas:
Dissolva 100ml de água sanitária em 4 litros de água muito quente, à temperatura máxima permitida pela roupa.
Depois de ter a mistura pronta, mergulhe a roupa completamente e deixe de molho por uma hora.
Após este tempo, enxágue a roupa com água e lave com seu sabão normalmente.
Mas se as manchas amarelas forem visíveis e localizadas, você pode aplicar o produto diretamente sobre elas para ser mais eficaz. Para isso, umedeça as manchas com água, água sanitária por cima e esfregue suavemente a área manchada com uma escovinha de cerdas macias. A seguir, siga o mesmo procedimento de antes: dissolva o restante do produto em água quente, deixe a peça de molho por uma hora, enxágue com água em abundância e, por fim, lave como de costume.
Segredos para que as roupas não amarelem
Embora você já seja um especialista na remoção de manchas amarelas, contaremos alguns segredos para evitar o amarelecimento de roupas.
Ao usar cremes ou loções corporais, tente não se vestir até que estejam completamente secos. Certifique-se de que a roupa está perfeitamente limpa e seca antes de guardá-la para a próxima temporada.
Não é aconselhável o uso de amaciantes ou perfumes, pois podem permanecer resíduos nas fibras e oxidar com o passar do tempo. Ao guardar roupas, não as armazene em sacos plásticos: em vez disso, use caixas de papelão para protegê-las do pó e da sujeira.
Se quer manter suas roupas brancas em perfeito estado, coloque em prática essas dicas eficazes.