O óleo essencial de lavanda, considerado o rei dos óleos essenciais por suas muitas propriedades, benefícios e aplicações, é o único óleo essencial que não deve faltar em casa!
Propriedades e benefícios do óleo essencial de lavanda
O óleo essencial de lavanda, considerado o rei dos óleos essenciais por suas muitas propriedades, benefícios e utilidade.
O óleo essencial de lavanda é uma essência e, como tal, temos que levar em conta que precisamos saber usar, pois os óleos essenciais são substâncias muito concentradas que requerem uso cuidadoso.
O que é óleo essencial de lavanda?
Este óleo essencial é obtido pela destilação de lavanda (Lavandula officinalis), um arbusto dos países mediterrâneos da Europa e da África, com galhos pontiagudos e flores roxas com um cheiro muito agradável.
As civilizações mais antigas já usavam essa planta através de procedimentos diferentes para aproveitar suas muitas propriedades terapêuticas e sua magnífica fragrância em perfumes naturais e produtos cosméticos.
Propriedades do óleo essencial de lavanda
Agora, explicaremos as propriedades da essência de lavanda e como usar a lavanda especificamente para cada remédio caseiro.
Antisséptico
A capacidade do óleo essencial de lavanda para lidar com vírus e bactérias e, portanto, infecções de todos os tipos, é amplamente demonstrada. Pode nos servir perfeitamente para tratar infecções de pele, mas também para outros problemas relacionados a vírus e bactérias (acne, caspa, fungo, verrugas etc.).
Sedativo
A fama do óleo essencial de lavanda como relaxante magnífico se estende às civilizações mais antigas, que já o usavam em banhos e inalações para aliviar os sintomas de nervosismo, depressão ou insônia.
Analgésico
O óleo essencial de lavanda tem a capacidade de reduzir a dor e inflamação, especialmente quando se trata de condições dermatológicas, dores musculares ou contusões.
Antiespasmódico
Seu poderoso efeito antiespasmódico é particularmente útil no caso de infecções leves da garganta e dos brônquios.
Anti-inflamatório
Juntamente com o óleo essencial de camomila, a ação anti-inflamatória do óleo essencial de lavanda reduz e alivia todos os sintomas causados por infecção, contusão ou congestão sanguínea.
Regenerativo
A essência da lavanda nos ajudará a manter a pele em um estado ideal e a regenerar qualquer área danificada por queimaduras, anormalidades da pele, acne, dermatite ou envelhecimento precoce.
Para que serve o óleo essencial de lavanda?
Para a pele
Rugas: O óleo essencial de lavanda é um dos mais revitalizantes que existem, portanto, ajuda a acelerar o processo de regeneração celular e a manter o tecido da pele firme. Portanto, você pode adicionar óleo essencial de lavanda a qualquer um dos seus produtos cosméticos. É muito simples e pode ser feito em um minuto, e você ficará surpreso ao ver como esses produtos são incrivelmente eficazes para a sua pele.
Acne: Se sofremos ou estamos sofrendo de um processo de acne, o óleo essencial de lavanda, nos ajudará a desinfetar as áreas congestionadas, purificar a circulação sanguínea e linfática e reduzir a dor e a inflamação causadas por essas condições.
Feridas e queimaduras leves: tanto para regenerar quanto para desinfetar uma ferida ou queimadura, podemos usar algumas gotas dessa essência diretamente na área danificada.
Dermatite: O óleo essencial de lavanda exerce um poderoso efeito calmante em qualquer tipo de condição da pele. No entanto, é sempre aconselhável realizar um pequeno teste no antebraço ou em uma área não danificada e aguardar algumas horas até que não haja reação adversa.
Para higiene pessoal
Banhos de lavanda: sempre que tomamos um banho relaxante ou um tratamento de spa em casa, podemos desinfetar o corpo e a mente adicionando 10 gotas de óleo essencial de lavanda. Sua fragrância agradável nos dará paz e alegria, e suas muitas propriedades surtirão efeito enquanto você relaxa ouvindo música agradável e acendendo velas ecológicas.
Infecções ginecológicas: Tendo sempre em mente as instruções da equipe médica, qualquer infecção ginecológica pode ser melhorada graças à ação antisséptica deste magnífico óleo essencial.
Desodorante: Como possui um aroma tão agradável, podemos substituir nosso desodorante usual (especialmente se ele contém substâncias tóxicas) por uma mistura de óleos vegetais, adicionando algumas gotas de óleo essencial de lavanda que manterão sua fragrância em nosso corpo, proporcionando uma agradável sensação de frescura.
Para resfriados e bronquite
Banhos de vapor e inalações com óleo essencial de lavanda ajudam a expectorar e relaxar o sistema respiratório em resfriados, tosse e bronquite. Também podemos adicionar algumas gotas a um umidificador ou travesseiro quando vamos dormir.
É particularmente eficaz no caso da tosse infantil, quando as crianças entram naqueles terríveis ataques de tosse compulsiva. Se você tem filhos, não se esqueça de experimentar… É incrível!
*Esse artigo é apenas informativo, em casa de dúvidas procure um médico!