A maçã é uma das frutas mais saudáveis que existem e uma das mais consumidas diariamente em todo o mundo. O homem já cultivava maçãs lá em 300 a.C e seus tipos são muito variados.
Todos esses tipos de maçãs têm em comum suas inúmeras propriedades nutricionais, o que torna essa fruta uma das mais saudáveis e mais benéficas para a saúde.
6 benefícios da maçã
Os benefícios são variados e podemos listar em:
1. É diurético
Ajuda o nosso corpo a reduzir a acumulação de líquidos. Portanto, pode ajudar a perder peso. É hidratante. 80% da maçã é composta de água. Portanto, ajuda a hidratar o corpo.
2. Combate o colesterol
Entre os benefícios da maçã, este é um dos mais importantes. A pectina, uma fibra solúvel presente nas maçãs, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e evita que se acumule nas paredes do sangue.
3. Faz bem ao coração
Estudos científicos sugeriram que as maçãs podem ajudar a reduzir o risco de ataques cardíacos devido ao seu alto teor de potássio. Este mineral tem uma função importante no controle da pressão arterial.
4. Protege o cérebro
Isso ocorre porque as maçãs têm quercetina em sua composição, um antioxidante que impede o envelhecimento e os danos às células cerebrais.
5. Fortalece os ossos
A florizina é um flavonóide presente em altas concentrações nas maçãs que ajuda a proteger os ossos. Dessa maneira, as maçãs também podem ser úteis no fortalecimento das articulações, ajudando a reduzir o risco de contrair osteoporose.
6. Previne problemas intestinais
Pessoas que consomem maçãs regularmente são menos propensas a sofrer de constipação ou diarreia. Nesse caso, é a casca de maçã que é responsável por essa ação no intestino.
Por que consumir uma maçã por dia?
Nutricionistas recomendam a muitos de seus pacientes o consumo de uma maçã por dia. Isso ocorre devido aos benefícios de saúde da maçã, listados no ponto anterior. Muitos desses benefícios da maçã não afetam nosso corpo se o consumo dessa fruta não for feito regularmente.
Estudos clínicos demonstraram os benefícios óbvios de comer uma maçã diariamente. Um dos testes mais conhecidos foi realizado por cientistas da Universidade da Flórida. Esses pesquisadores realizaram um teste com 160 mulheres na pós-menopausa com idades entre 45 e 65 anos.
Metade delas comeu uma maçã por dia durante um ano, enquanto o restante consumia a mesma quantidade proporcional, mas em passas. O grupo que comeu maçãs reduziu o colesterol ruim em mais de 20% e aumentou o colesterol bom em 4% e perdeu peso.