O que são pedras nos rins?
Os cálculos renais são um material mineral cristalino sólido que se forma no rim ou no trato urinário. Os cálculos renais são relativamente incomuns – ocorrendo em apenas uma em cada 20 pessoas no mundo.
Os cálculos renais se formam quando há uma diminuição na quantidade de urina produzida ou um excesso de substâncias formadoras de pedras na urina. Em relação ao primeiro, a desidratação é uma das principais causas de pedras nos rins.
Os cálculos renais são notoriamente dolorosos. Quando a pedra se move ao redor do ureter – o tubo que conecta o rim e a bexiga – a dor severa é frequentemente sentida no lado e nas costas, abaixo da caixa torácica. A dor pode irradiar para o abdome inferior e virilha.
Quase toda pedra nos rins é passada do rim através do ureter e da bexiga através da uretra. Consumir muitos líquidos facilita a passagem de pedras nos rins, embora a maioria das pessoas ache necessário tomar algum tipo de medicação prescrita para o controle da dor.
Outros sintomas de cálculos renais incluem: cor da urina anormal, urina com sangue, calafrios, febre e náusea.
4 ingredientes que podem ajudar pedras nos rins:
Para começar, você precisará dos seguintes quatro ingredientes:
– 2 pepinos
– Algumas folhas de hortelã
– 1 litro de água
– Mel
Pepinos contêm múltiplas vitaminas do complexo B, incluindo B1, B5 e B7 (biotina). As vitaminas B ajudam a aliviar a ansiedade e amortecem alguns dos efeitos prejudiciais do estresse. Além disso, os pepinos contêm muita fibra e água – dois ingredientes essenciais para uma digestão saudável.
Hortelã é um potente anti-inflamatório e também ajuda a promover a digestão. É também um apaziguador natural da náusea – e pode ajudar a aliviar o gás e a indigestão.
O mel proporciona alívio da inflamação e dor moderada. Semelhante aos pepinos e hortelã, o mel ajuda a promover a digestão saudável também. O mel é um adoçante natural excelente e saudável. Acrescenta um sabor agradável à bebida que você vai preparar.
A água é um ingrediente essencial, especialmente quando se luta contra pedras nos rins. Você deve beber pelo menos dez copos de água por dia até a pedra passar. Esta receita pede um litro.
A água ajuda a dissolver a pedra nos rins e promove a micção – duas coisas importantes para a passagem das pedras nos rins. Abundância de água ajudará a eliminar toxinas e aliviar a dor das pedras nos rins também.
Aqui estão as instruções para fazer esta mistura de alívio de pedra nos rins:
– Coloque todos os ingredientes no liquidificador (não descasque o pepino).
– Misture até que a mistura pareça lisa e texturizada.
É recomendável que você beba essa mistura depois do café da manhã. Alternativamente, você pode servir um copo 30 minutos antes de cada refeição principal se a passagem de pedra se mostrar lenta.
Nesse vídeo do Dr. Dayan Siebra, ele também recomenda o uso de chá de quebra-pedra, para saber mais, assista o vídeo abaixo!