Hoje, queremos te ensinar a fazer frutas secas desidratadas em casa, é super fácil de fazer!
O que você vai precisar?
- Você escolhe os melhores frutos de sua preferência: Antes de mais nada, você deve se certificar de que eles não tenham defeitos e que não estão muito maduros.
- (É possível que algumas pessoas pensem que fruta desidratada é feita com frutas em fase de decomposição, então você deve saber que isso é (FALSO).
- Normalmente um forno ou um prato com uma toalha absorvente, e também com uma telinha para proteger as frutas de poeira, fiapos, etc.
Quais são as etapas a seguir:
Passo 1: Você escolhe as frutas selecionadas e lavá-las muito bem, depois cortar em fatias finas ou cubos finos. Se você for fazer com uvas, elas precisam estar descascadas.
Passo 2: Primeiro, você terá que deixar os pedaços de fruta descansando em uma tigela com suco de limão por cerca de 15 minutos. Mais do que tudo, você deve saber que isso ajudará nossos frutos a não escurecerem.
Passo 3: Então pegue uma bandeja, coloque as frutas e coloque ao sol ao longo do dia. Com o passar das horas, vire e não esqueça de colocar uma tela, para proteger de insetos ou sujeira, não toque na fruta.
- Então, por volta das 18h, você pega todas as frutas e as deixa em local fresco, fechado e seco.
Como fazer deliciosas frutas desidratadas?
Passo 4: A seguir, agora é só ir apalpando as frutas, principalmente aquelas que já parecem gomas, significa que estão prontas, então você terá que guardá-las em uma caixa de papelão. O melhor de tudo é que elas podem durar até mais de um ano na sua despensa, mas você deve ter em mente que devem estar muito bem SECAS.
Em primeiro lugar, temos que levar em conta que nem todas as frutas têm a mesma quantidade de água, porém não leva o mesmo tempo para desidratar.
Qual é o tempo de secagem natural?
- Banana e Maçãs: 6 a 12 horas.
- Ameixas, pêssegos, kiwis, damascos e cerejas. 2 a 3 dias.
- Abacaxi, Laranja, Limão, Mamão e Toranja: 7 a 10 dias.
Para começar, este é um excelente método rápido:
Você deve primeiro repetir as etapas 1 e 2.
Passo 3: Pegue uma bandeja de metal, leve todas as frutas ao forno, portanto as frutas devem estar em uma temperatura não superior a 130ºC e lembre-se de deixar a porta aberta. Agora é só deixar as frutas cozinhar por 2 horas e pronto.
Em conclusão, o mais recomendado é se ter um desidratador elétrico, pois pode regular temperaturas muito baixas e extrair todo o conteúdo de água delas sem tirar o sabor.