As rosas devem ser uma das flores mais amadas do mundo e simbolizam a beleza absoluta, o amor…
Mas, o mais fascinante é a lenda que gira em torno dessas maravilhosas flores que decoram qualquer jardim.
Apenas rosas brancas cresciam no jardim do Olimpo. Quando Cupido se aproximou das roseiras para admirar, encontrou abelhas que não aceitavam outros visitantes.
O pobre Cupido foi mordido cruelmente pelas abelhas e cada gota de seu sangue manchou as flores de vermelho. Vênus correu em sua ajuda e, em sua carreira desenfreada, derrubou acidentalmente um frasco de perfume amarrado à cintura. A partir desse dia, as rosas são vermelhas e perfumadas.
As rosas precisam de fertilizantes específicos para crescer adequadamente. Use o fertilizante certo durante a primavera e depois no final do verão para aumentar a floração. Sem fertilizante, as rosas não crescem fortes.
As rosas também precisam de água, por isso não as esqueça e adapte à irrigação de acordo com o seu terreno.
Para permitir um aumento na floração, é necessário remover as flores descoloridas à medida que aparecem. Quando as flores estiverem agrupadas, remova todo o buquê de flores. O corte é feito sob a segunda folha ou em um novo botão.
Cuide de suas rosas removendo o solo da base e eliminando as ervas daninhas que podem crescer ao redor.
Outra alternativa para o cuidado, consiste em colocar palha ao redor do caule para manter a umidade em tempos de calor intenso e evitar que cresçam ervas daninhas.
Por fim, retire as hastes com folhas de tamanhos diferentes e mais leves que crescem na base, afastadas do caule principal. Esses ramos esgotam a planta e não permitem que ela cresça e se desenvolva.
Depois de levar em consideração essas dicas, explicaremos como plantar rosas a partir de um único caule de maneira simples e sem muito esforço. Sim, muitas rosas com apenas um caule! Isso não é incrível? Você vai ver como é fácil.
1) Escolha uma parte do jardim que recebe sol, mas também sombra durante as horas de calor mais intenso.
2) Faça um poço retangular com cerca de 15 cm de profundidade e coloque cerca de 3 cm de areia no fundo.
3) Escolha uma haste rosa a espessura de um lápis. Tente escolher um caule que germinou naquele ano, reto e sem bifurcações, com espinhos rígidos.
4) Corte o caule cerca de 23 cm com um alicate de poda afiada ou uma tesoura. Remova a flor, se houver, e corte a base obliquamente.
5) Retire as folhas e espinhos.
6) Aqui vem a mágica! Pegue uma batata e faça um buraco onde você vai introduzir cada haste. Uma batata por haste. Isso permitirá que as hastes mantenham a umidade enquanto desenvolvem suas próprias raízes.
7) Introduza as batatas no buraco, certificando-se de que estão cobertas pela areia e que o ar não circula.
9) Coloque cada batata a cerca de 15 cm de distância uma da outra e cubra com o solo pressionando para que fique muito firmes.
10) Regue regularmente e 4 meses depois você terá belas roseiras.
O que você achou dessa alternativa para ter várias rosas partir de um caule? É fácil, econômico e divertido de se fazer. Procure as rosas que você mais gosta e comece a trabalhar!
Compartilhe esta maneira interessante e prática de encher seu jardim com roseiras!