Julianasoares

Como reconhecer um mel puro? Uma dica que todo mundo precisa conhecer!

O mel é um alimento muito benéfico para o organismo devido ao seu alto teor de minerais e vitaminas.

Como reconhecer um mel puro?

O mel é um alimento muito benéfico para o organismo devido ao seu alto teor de minerais e vitaminas, mas como identificar um mel verdadeiro? De acordo com um estudo liderado por Vaughn Bryant, diretor do Laboratório de Pesquisa de Palinologia da Texas A&M University (Estados Unidos), mais de 75% do mel que encontramos no comércio é adulterado.

Ou seja, em geral encontramos mel misturado a outras soluções de glicose ou mel de má qualidade devido ao seu alto teor de água.

Porém, existem várias maneiras de verificar se o mel que temos em casa é puro e de excelente qualidade. O objetivo é ir além dos rótulos principais. Revelamos algumas dicas.

Você está comprando mel puro ou adulterado?

Como mencionamos anteriormente, a primeira coisa que você deve fazer é verificar o pote de mel e seu rótulo. Identifique que a embalagem não apresenta “xarope de alta frutose” ou “glicose comercial”. 

Esses dois produtos são usados ​​principalmente para prolongar a validade do mel e evitar que ele se solidifique. Mas a verdade é que todos os méis puros tendem a se solidificar ou “açúcarar” com o tempo.

Por isso, a recomendação é esperar alguns dias para ver o mel se solidificar. Uma forma de acelerar o processo é colocá-lo na geladeira e aguardar. Se o mel nunca cristalizar, é mais provável que tenhamos comprado um mel que não seja puro.

Como reconhecer um mel puro?

Outras dicas para saber se é mel puro

Um método eficaz para saber a pureza do mel é pegar uma colher de sopa do produto e colocar em um copo d’água. Veja se ele se dissolve ou não. O mel puro, em geral, tende a ficar grudado, como um sólido, mesmo quando entra em contato com a água.

Outro procedimento que você pode fazer é adicionar um pouco de mel com água e 5 gotas de essência de vinagre. Se você notar que se formou espuma, é porque o mel pode ser falso e adulterado.

Como reconhecer um mel puro?

Você também pode pegar uma porção de mel com uma colher e colocá-la de cabeça para baixo. Em geral, os méis não puros são os mais úmidos e os que caem mais rápido. Por outro lado, se forem de boa qualidade, permanecem na colher.

Por outro lado, você pode acender um fósforo e queimar uma porção de mel. Se você perceber que ele se acende e queima, provavelmente é puro. Quando o mel contém muita água, normalmente não queima.

Por fim, se você tiver iodo em casa, pode adicionar algumas gotas a uma porção de mel misturado com água. Se o resultado for azul, estamos falando de um mel que contém farinha ou amido.

Siga estas dicas para identificar os melhores produtos de mel.

Deixe um comentário