A Medicina Tradicional Chinesa nos ensina a distinguir cinco sabores: doce, salgado, picante, amargo e azedo.
Cada sabor tem correspondência direta com os órgãos do corpo com suas respectivas emoções.
O sabor doce está relacionado ao pâncreas baço e estômago; o gosto salgado com rins e bexiga; o picante com pulmões e intestino grosso; o amargo com o Coração e o Intestino Delgado e o ácido com o Fígado e a Vesícula Biliar.
Cada sabor tomado em quantidade moderada tonifica o órgão relacionado e é benéfico para todo o organismo, mas se algum sabor específico for abusado, ele danificará os órgãos em questão.
Por exemplo: uma pequena colherada de mel nos dá energia, tonificando o Baço e o Estômago; ambos os órgãos promotores de energia de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.
Um pedaço enorme de bolo, por outro lado, danificará ambos os órgãos, evidenciando sintomas característicos como: muco, umidade, peso, inchaço abdominal, etc.
O excesso de tempero gera calor interno no estômago e excesso de sabor amargo pele seca.
Existem alimentos que têm mais do que um sabor, por exemplo laranja é ácida e doce, óleo de sésamo é doce e azedo, açafrão é picante e amargo, alho tem quase todos os sabores, portanto, seu grande poder terapêutico.
Uma dieta equilibrada deve conter todos os sabores, mas você deve sempre dominar o sabor doce (cereais, por exemplo) já que, segundo a medicina chinesa, baço e estômago são a força motriz do corpo.
Sabores também podem ser aplicados a emoções, sentimentos ou atividades, por exemplo; amar ou ter harmonia familiar nos dá um sabor doce ao corpo e mente, portanto cria estabilidade (Elemento Terra); pelo contrário o desgosto, infelizmente, emite final amargo perturbar o digestivo, sistema pulmonar ou cardíaca (falta de apetite, isolamento, ansiedade).
A televisão hoje em dia, emite sabor picante (discussões, brigas, competição, etc) acabando por afetar a energia do fígado e do coração.
A ambição e a ganância são salgadas por consequência que acaba desequilibrando os rins e suas respectivas correspondências (Ossos, cabelos, etc).
Ter um bom salário para o nosso trabalho ou trabalhar em algo que nos cause satisfação nos dá um sabor doce ao corpo e mente e também é sabido que também gera estabilidade.
Os produtos químicos que são usados para anestesia geralmente têm um sabor amargo; o excesso de gosto amargo afeta o coração e o pulmão.
Muitas pessoas que foram operadas por qualquer razão morreram repentinamente na sala de cirurgia e até mesmo dias após a intervenção, sem que os parentes ou os próprios médicos nunca soubessem a causa real.
Nos tempos antigos, tanto na Índia como na China, para curar uma doença ou consertar o carma de uma pessoa, era necessário que o terapeuta tivesse um conhecimento perfeito dos sabores.