Por muitos anos, especialistas vêm tentando nos alertar sobre os perigos da amálgama nos dentes. Algo que era usado frequentemente em restaurações dentárias. Felizmente, ultimamente, isso não vem sendo usado, mas se você ainda tem amálgamas, deve saber dessas informações valiosas.
Os perigos da amálgama:
Várias pessoas afirmam acordar inchadas como se estivesse de ressaca, mesmo que nunca bebam. Também sentem cansaço o tempo inteiro e não sabem o motivo, muitas inclusive vão ao médico e não descobrem o que tem!
Pesquisadores fizeram vários testes, verificaram que grande parte das pessoas tinha um nível mais alto de mercúrio no corpo. O próximo passo foi encontrar a fonte de como esse mercúrio acabou no corpo. Concluiu-se que o motivo disso foi a amálgama nos dentes.
A amálgama é muito nociva para a saúde.
A amálgama contém metais como: Prata, cobre, alumínio, zinco e mercúrio. O fato menos conhecido é que eles contêm 50% de mercúrio e, em muitos países, são considerados perigosos e não são seguros para uso. Ultimamente, porém, há discussões sérias sobre sua nocividade.
Muitas investigações mostraram que a amálgama pode ser perigosa e que são responsáveis por muitas doenças como autismo, Alzheimer e esclerose múltipla e, portanto, devem ser removidas o mais rápido possível. Um efeito colateral muito comum do mercúrio é a fadiga crônica.
Aviso antes da aplicação
Embora crianças, mulheres grávidas e pessoas com problemas de saúde tenham sido alertadas recentemente antes de aplicar amálgama, dentistas e a Organização Mundial da Saúde negam as acusações de cientistas.
No Brasil a amálgama ainda é usada e em muitos outros países também, exceto na Dinamarca, Noruega e Suécia.
Na Dinamarca e na Noruega, eles são proibidos devido à proteção ambiental e na Suécia porque são prejudiciais.
Muitos dentistas usam essas vedações porque são mecanicamente mais resistentes em comparação com a resina e duram mais. Pode durar de 10 a 14 anos. A vantagem deles é o preço: eles são mais baratos e estão disponíveis para todos.
Muitas investigações estabeleceram diferentes consequências negativas do aumento do nível de mercúrio no organismo. O mercúrio é um veneno canceroso perigoso, prejudicial ao sistema imunológico.
O mercúrio tem a capacidade de desequilibrar o sistema digestivo e criar resistência aos antibióticos.
O mercúrio emite um tipo de vapor ao mastigar ou escovar os dentes, e maior o número de danos ao nosso corpo. A maior exposição ao mercúrio é considerada durante a colocação e eliminação de obturações de amálgama.
Depois de tudo isso, podemos concluir que há mais efeitos negativos nas vedações de amálgama; portanto, da próxima vez que for ao dentista, pergunte qual vedação ele irá usar, opte sempre por resina.