Julianasoares

Cultivo de abacaxi em casa: Tudo que você precisa saber

Todos que amam essa fruta devem saber que cultivar abacaxi é relativamente simples. Saiba como fazer!

O abacaxi é o fruto que vem de uma planta tropical. Não requer cuidados excessivos e é encontrado principalmente em países sul-americanos. Esse é um detalhe muito importante para se saber quando se trata do cultivo de abacaxi em casa, pois ele crescerá muito melhor quando o clima for temperado ou tropical.

Esta fruta exótica é muito comum em qualquer parte do mundo, podendo ser cultivada sem problemas no jardim ou também em vasos. Neste último caso, deve-se ter em mente que a planta é um pouco grande, então o vaso precisa ser de bom tamanho.

Como fazer para cultivar abacaxi em casa?

Será necessário ter algumas coisas em mente antes de começar a plantar um abacaxi. 

Um abacaxi não necessita de grandes quantidades de água, isso porque suas folhas são muito resistentes e não perdem tanta água. Nem será necessário que o solo tenha a melhor qualidade. Por fazer parte da família das bromélias, não gera muitas raízes.

Pegue um abacaxi bem maduro

Encontrar um abacaxi não é muito complicado, é possível encontrar essa fruta em supermercados ou feiras livres. Você só precisa escolher um abacaxi que tenha uma boa aparência e esteja maduro. Feito isso, o abacaxi escolhido será o ideal para iniciar o processo de cultivo.

Corte a coroa do abacaxi

Com a fruta devidamente selecionada, agora basta pegar a coroa e cortá-la com a faca. A coroa são as folhas que ficam acima do abacaxi, especificamente cerca de 3 cm acima da polpa. É muito importante que as folhas deste abacaxi não fiquem com a cor marrom, tenham doenças ou estejam mortas. Caso contrário, o cultivo do abacaxi não pode ser realizado corretamente.

Remova todas as folhas que permanecem no caule

Normalmente existem algumas folhas no caule, que devem ser retiradas e ao fazer isso, o caule ficará com aproximadamente 3 cm sem nada, ou seja, estará descoberto.

Seque o caule

Entre as coisas que tornam as plantas de abacaxi características está sua sensibilidade a feridas. Devido a este fator, será necessário colocar o caule para secar por alguns dias. Feito isso, evita-se que apodreça se for colocado diretamente no solo.

A secagem do caule é bastante simples, só deve ser colocada de cabeça para baixo por uma semana perto de uma janela. Com isso, o frasco secará bem. Após as semanas correspondentes, será possível semear a coroa em um vaso. No entanto, há quem prefira deixar de molho.

Plante o caule

Você deve escolher um vaso com 12 a 14 cm de profundidade. Depois de ter o pote, o próximo passo será colocar dois tipos diferentes de solo. Areia branca e um pouco de solo fértil. 

Se quiser, um pouco de hormônio de enraizamento é usado antes de plantar o caule. Quando se trata de cultivo de abacaxi, é aconselhável semear o caule com pelo menos 3 cm de profundidade. É necessário compactar levemente o solo ao redor do caule no vaso.

Molhe levemente o caule

Para regar o caule do abacaxi, será necessário fazer com pouca água. Será mais do que suficiente para manter o solo úmido. Um ótimo recurso para essa tarefa é encher um borrifador com água. Plantas como esta desenvolvem-se melhor quando recebem bastante luz, por isso o vaso deve ser colocado em um local onde receba muito sol.

Outro aspecto a se levar em consideração na hora do cultivo do abacaxi é que são plantas que não toleram baixas temperaturas.

Cultivo do abacaxi

Depois de semear o caule da planta, você terá que esperar pelo menos alguns meses, permitindo que a planta se assente no solo adequadamente. 

Depois de dois meses, para ter certeza de que o abacaxi assentou, deve-se puxar delicadamente a coroa. Não deve ser puxado com muita força, pois as raízes podem quebrar e o cultivo do abacaxi será interrompido.

Faça a troca de pote

Com o tempo, o abacaxi vai desenvolvendo mais folhas, e quando isso acontecer será necessária uma troca de vaso. Deve ser ligeiramente maior que o primeiro, com cerca de 20 a 25 cm de diâmetro. 

O preparo do solo é igual ao do primeiro pote, embora as pedras devam ser um pouco menores. Ao longo de um ano, se desejar, a planta pode ser plantada no jardim.

Como está o crescimento do abacaxi?

A maior parte do abacaxi não contém uma semente. Por esse motivo, o cultivo de abacaxi requer a coroa ou o caule. Feito esse processo, maiores são as possibilidades de se obter uma planta sã. O que não acontece da mesma forma quando se usa uma semente para fazer crescer a planta.

O crescimento da flor é atrasado alguns anos, uma vez que a planta foi plantada. Mas quando as flores aparecerem, elas serão vistas como um cone vermelho emergindo das folhas. Em seguida, eles ficarão com uma cor azul e finalmente o fruto aparecerá, o que levará cerca de seis meses para se desenvolver totalmente.

Existe um método mais rápido para obter abacaxis, que é entrar em contato com quem já tem as plantas. Dessa forma, obtém-se uma muda, que será extraída da planta principal. Esta muda tem que ser plantada dentro de um vaso ou se preferir pode ficar dentro de um canteiro. Quando a planta tiver crescido o suficiente, ela deve ser trocada de vaso ou ir para o jardim.

Fertilização do abacaxi

Os abacaxis, têm folhas muito duras e resistência impressionante. É por essa característica que essas plantas não devem ser muito regadas. Além disso, você precisará de matéria orgânica como fertilizante, pelo menos uma vez por mês. O fertilizante deve conter muito potássio e nitrogênio suficiente, para garantir um bom desenvolvimento da planta.

Entre os fertilizantes mais usados ​​para o cultivo do abacaxi, está o extrato de algas ou a emulsão de peixes. Usar um regador para espalhar o fertilizante é a melhor ferramenta. Outro dos fertilizantes usados ​​é o esterco de galinha. Para sua aplicação basta adicionar um pouco no solo próximo ao caule.

Colher o abacaxi

O fruto da planta provavelmente aparecerá depois de alguns anos; No entanto, o tempo aproximado de colheita do abacaxi é de 15 a 24 meses após o plantio da planta. Além disso, a planta desenvolverá rebentos, que nascerão nas laterais e poderão ser transplantados se desejar.

O abacaxi tem que ser colhido quando se observa que está maduro, pois não amadurece mais depois de retirado da planta. Depois que o abacaxi for retirado da planta, ele morrerá e o procedimento terá que ser repetido novamente.

Depois de colhido o abacaxi, vale lembrar que é possível guardá-lo por algumas semanas. Para isso, é importante que o local seja mantido fresco e com sombra suficiente. É importante não esqueça que o abacaxi sofre muitos danos quando armazenado em locais muito frios.

O que você achou dessas dicas para cultivar seus próprios abacaxis em casa? Experimente!

Deixe um comentário