A planta dente-de-leão é considerada uma erva que, embora suas folhas sejam geralmente usadas em saladas, possui muitas propriedades medicinais.
Entre os componentes que a planta possui estão as vitaminas A, B e C, bem como o ácido fólico, o potássio, o silício, o ferro e os taninos, o que a torna uma planta multifacetada pelas suas diversas utilizações em prol da saúde em geral.
Neste artigo, mostraremos o que pode ser feito com esta maravilhosa planta de maneira simples e eficaz.
O que você deve saber sobre o dente-de-leão:
1. Anemia
O Dente-de-leão possui alto teor de ferro, logo, é excelente para estabilizar os níveis de ferro no organismo. Além disso, a planta possui propriedades que auxiliam na absorção e armazenamento de nutrientes.
A melhor maneira de consumir esta planta é em uma infusão (líquido similar ao chá). Para isso você deve apenas ferver ½ litro de água, adicionar duas colheres de sopa de dente-de-leão e deixar ferver por 5 minutos.
Em seguida, coe a infusão e adicione um pouco de mel. Beba três vezes por dia durante o tempo que considerar necessário.
2. Obstipação e distensão abdominal
Esta planta é um excelente laxante, pois, além de suave, também estimula o apetite, aumenta a produção de bílis, combate a constipação e os distúrbios gástricos.
Para conseguir usufruir de tais benefícios, você só precisa colocar ½ litro de água em fogo baixo, adicionar um pouco dessa erva seca e esperar que ela ferva por 5 minutos. Beba 3 ou 4 vezes por dia até obter resultados satisfatórios.
3. Desequilíbrio hormonal
O dente-de-leão também é útil para a estimulação do fígado e para ajudar o corpo a reduzir o acúmulo de toxinas, permitindo manter o equilíbrio hormonal.
Para isto, basta encher um recipiente com cerca de 3 litros de água, adicionar flores de dente-de-leão e duas colheres de sopa de mel. Misture bem e cubra o recipiente.
Leve este para um local fresco, devidamente fechado, e deixe lá por 3 semanas. Coe e beba durante o dia até considerar necessário.
4. Pele
Esta planta também favorece o estado da pele graças aos carotenóides encontrados nas suas raízes. Além disso, o cataplasma presente no dente-de-leão é alcalino e contém propriedades antifúngicas, que funcionam efetivamente no tratamento de infecções fúngicas e microbianas da pele.
Para preparar, basta colocar ¼ de litro de água em fogo baixo, adicionar duas colheres de chá de raiz de dente-de-leão seco e deixar ferver por 7 minutos. Beba 3 vezes ao dia antes das refeições.
5. Cabelo
Se você lavar o cabelo muitas vezes com infusão de dente-de-leão vai o ajudar a se manter saudável, livre de gordura e secura.
Para produzir esta loção, você só deve colocar 1 litro de água e 1 punhado de folhas frescas de dente-de-leão para ferver. Uma vez cozido, retire do fogo e deixe esfriar.
Aplique a loção em todo o cabelo dando massagens suaves no couro cabeludo. Em seguida, cubra o cabelo com uma toalha por 30 minutos e depois o lave como de costume.
Não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário!