Lavar o frango cru antes de cozinhar parece senso comum para a maioria das pessoas. Todo mundo sabe que o frango cru contém bactérias que podem ser prejudiciais para nós. Mas, lavar o frango ajuda a remover essas bactérias?
Bem, de acordo com a Food Standards Agency, lavar o frango pode contribuir para a disseminação dessas bactérias nocivas.
Por que o frango cru não deve ser lavado?
O frango cru está cheio de bactérias que podem deixar as pessoas gravemente doentes ou até pior. As causas mais comuns de intoxicação alimentar na América do Norte vêm de Campylobacter e Salmonella, dois tipos diferentes de bactérias que podem ser encontradas em frango cru.
Salmonella é um grupo de bactérias comumente encontradas no intestino das aves. Pessoas que comem alimentos contaminados com salmonella desenvolvem sintomas como diarreia, febre, cólicas abdominais, náuseas e vômitos.
A maioria das pessoas que fica doente devido à exposição à salmonella se recupera em poucos dias; no entanto, algumas pessoas desenvolvem doenças mais graves e algumas vezes isso pode levar a morte. Um exemplo de uma dessas doenças é a septicemia, também conhecida como envenenamento do sangue.
Campylobacter é a principal causa de doenças diarreicas nos Estados Unidos. Esta doença pode durar até 10 dias e causa dores abdominais extremas. Certos efeitos de longo prazo da exposição a Campylobacter também foram relatados. Estes incluem artrite e o desenvolvimento de uma doença rara chamada síndrome de Guillan-Barre.
A síndrome de Guillan-Barre causa fraqueza muscular e afeta o sistema nervoso, e aproximadamente 40% dos casos de síndrome de Guillain-Barre nos Estados Unidos são atribuídos à exposição ao Campylobacter.
De acordo com a Food Standards Agency, Campylobacter não pode ser “purificado” usando água. Na verdade, a lavagem de frango cru que contém essa bactéria pode contribuir mais para a propagação através das partículas de água.
Isso significa que se você lavar um pedaço de frango infectado, não só precisa se preocupar com o local onde o frango entra em contato com a área, mas também com a água que entrou em contato com a carne. Isso pode fazer com que sua cozinha se torne um campo minado de bactérias nocivas.
Como evitar intoxicação alimentar?
De acordo com a Food Standards Agency, a melhor maneira de garantir que todas as bactérias nocivas do frango sejam eliminadas é cozinhar o mais cuidadosamente possível.
Certifique-se de que o frango esteja bem cozido antes de servir. Corte na parte mais grossa da carne e verifique se está muito quente e se a carne está rosada e certifique-se de que todos os sucos estão claros.
Além disso, certifique-se de armazenar o frango a uma temperatura abaixo de 4 graus Celsius, pois armazenar em alta temperatura pode fazer com que o frango se torne um criadouro de bactérias.