Fazer com que seu filho faça o dever de casa não significa que ele se destaque no dever de casa e faça um bom trabalho na maioria dos casos, mas vale a pena ser paciente, pois isso os ajudará a se tornarem adultos de sucesso.
E vale a pena o esforço, considerando que todos nós temos nossas tarefas, não importa a nossa idade. Se você ensinar seus filhos a fazer o dever de casa desde cedo, eles serão capazes de aprender a lidar com essas tarefas quando surgem desafios mais difíceis.
Além do mais, aprender a fazer sua lição de casa significa aprender a construir uma ética de trabalho que será refletida posteriormente em seu ambiente profissional.
Por 75 anos, um estudo, conduzido pela Harvard, observou o desenvolvimento de crianças para adultos e foi identificado que o sucesso está diretamente relacionado à ética de trabalho.
Uma coisa importante:
A mentalidade de “começar a trabalhar”
Em outras palavras, é a capacidade de participar da tarefa e permanecer nela até terminar. E para as crianças, essa mentalidade pode ser nutrida ensinando-as a assumir a responsabilidade por suas tarefas o mais rápido possível.
O sucesso profissional na vida, que é o que queremos para nossos filhos… vem de ter feito tarefas infantis.
Quanto mais cedo você começar, melhor, já que esse tipo de mentalidade ajudará seu filho a entender os desafios da vida à medida que surgirem.
Uma mentalidade aceitar qualquer desafio é uma mentalidade que diz que há um trabalho desagradável que alguém tem que fazer, e que pode muito bem ser eu… e é isso que faz você avançar no ambiente de trabalho.
E essa mentalidade pode ser aprendida com facilidade através do trabalho doméstico. Afinal, quem quer fazer de bom grado? Ninguém. Mas arregaçamos as mangas e dizemos: “Vamos fazer isso“, porque ninguém mais fará isso por nós.
Essa é a mentalidade que ajudará seu filho a vencer todos os obstáculos que possam ocorrer em sua vida adulta e, especialmente, em seus empregos e carreiras, onde todos sabemos que as coisas podem ficar difíceis.
E o que é melhor, ensinar seu filho a fazer essas tarefas o ajuda a encarar os desafios, um por um, em vez de ter que enfrentar todos de uma vez quando começarem a viver sozinhos.
Mas, claro, há algo para ter em mente.
Se você acha que seu filho fará um excelente trabalho limpando o chão, lavando louça ou lavando roupas, você encontrará grandes surpresas.
Você vai ver um pouco de ações desajeitadas e inocentes e, no final, você quase terá que fazer isso sozinho.
Mas a chave não é contratar seus filhos como seus ajudantes perfeitos (embora em breve eles serão), mas ajudá-los a desenvolver esses hábitos gradualmente e aprender a melhorar a cada vez.
O principal objetivo de tudo isso (nunca esqueça) é alimentá-los com a ideia de que há algumas coisas que precisam ser feitas e que elas são responsáveis por essas coisas naquele momento.