As ervilhas são um alimento indispensável em nossa dieta, tanto para crianças quanto para adultos. Elas nos fornecerão uma grande quantidade de proteína vegetal e grandes benefícios à nossa saúde, especialmente no aspecto cardiovascular.
As ervilhas têm muitas propriedades saudáveis que as tornam essenciais em nosso cardápio semanal. As ervilhas, como o feijão verde, pertencem à família das leguminosas e seu consumo é generalizado em todo o mundo.
Ervilhas: Proteínas, vitaminas e minerais
Esses pequenos vegetais estão cheios de nutrientes benéficos para a saúde, embora não devamos esquecer que é um vegetal com baixo teor de água e muito alto teor de carboidratos (até 13%) e fibras. Também nos fornecerá uma grande quantidade de proteínas vegetais e muito pouca gordura. Perfeito, portanto, para pessoas que têm problemas de constipação intestinal.
As vitaminas são muito importantes nas ervilhas. É o vegetal que nos dará mais vitamina C sempre que os consumimos frescos. Além disso, as ervilhas contêm ácido fólico, ideal para mulheres grávidas, vitamina A, vitamina E, vitamina K e vitaminas do grupo B tão importantes quanto B1, B2 e B6.
As ervilhas são muito ricas em minerais, o que as torna um alimento muito completo. Elas contêm grandes quantidades de minerais tão importantes quanto cálcio, zinco e magnésio, mas principalmente fósforo, potássio e ferro, ideais para processos de anemia.
Por outro lado, também é importante observar que quase não contém sódio, por isso é uma composição nutricional e saudável ainda mais interessante.
Ervilhas e suas propriedades
As ervilhas são um alimento muito interessante por causa da grande quantidade de nutrientes que elas nos fornecem, que podem nos ajudar em certos processos e momentos da vida, para prevenir e combater algumas doenças.
- Diabetes. As pessoas com diabetes devem controlar e manter a ingestão de açúcar afastada e, embora as ervilhas possuam carboidratos, elas são assimiladas lentamente para que possam nos ajudar no controle do nível de glicose no sangue.
- Gravidez e lactação. Como já explicamos, as ervilhas contêm uma grande quantidade de minerais e vitaminas, como ácido fólico e também proteínas, o que ajudará em um período tão exigente quanto a gravidez e a lactação. Perfeito também pelo seu alto teor de potássio.
- Precisamente graças a essa quantidade de potássio e seu baixo teor de gordura, eles são um alimento perfeito para pessoas com problemas cardiovasculares, pois são consideradas saudáveis para o coração.