Na maioria das casas, as plantas são vistas como uma forma de enfeitar, decorar os cantos ou simplesmente de estar na moda com espécies exóticas. Porém, a presença de vegetação nas casas representa vantagens para o ser humano, que vão desde “melhorar o ambiente em casa e a saúde de quem a habita”.
As contribuições mais notáveis das plantas são quatro: elas combatem a poluição, absorvem eletricidade, melhoram os resultados e reduzem o ruído. Parece mágica!
Como as plantas ajudam em casa?
1. A presença de “gases nocivos e partículas químicas” são absorvidas pelas plantas, depois processadas e transformadas em nutrientes. Algumas plantas que funcionam como filtros verdes são as seguintes: ficus, dracaena e palmeiras.
2. Eles absorvem a eletricidade produzida por equipamentos eletrônicos e aparelhos elétricos que “costumam nos causar dores de cabeça, fadiga ou tensão”. A natureza é um elemento redutor da eletricidade estática.
3. Considere ter diferentes espécies de plantas em cada canto da casa, pois é aí que os melhores resultados são obtidos. É aconselhável acomodar duas plantas a cada 10 metros quadrados.
4. Pisos duros e espaços confinados fazem com que o ruído se prolongue ou aumente, portanto, se você deseja reduzir o ruído, as plantas são a melhor opção para “abafar os sons”.