Há mais e mais coisas que devemos aprender do Japão.
O Japão é um dos países mais fascinantes do mundo, graças a todas as suas regras e costumes.
Imagine que você está andando na rua e você vê um restaurante que não conhece e você decide entrar. Quando você cruza a porta, um garçom pede para você tirar seus sapatos.
O que poderia surpreender ou até mesmo causar alguma ofensa, no Japão e em muitos países da Ásia é completamente normal e compreensível.
Os orientais são muito diferentes de nós. Parece que amamos acumular objetos, micróbios e até doenças.
Deixar os sapatos do lado de fora da casa é um costume muito comum na Ásia, e embora seja bastante estranho no Ocidente, imitar esse costume poderia ter muitos benefícios.
No passado, as casas japonesas ficavam a poucos centímetros do chão e eram feitas de madeira. Hoje, apesar do fato de que a tecnologia permite que eles suportem qualquer clima, as casas estão localizadas abaixo do nível do solo (pelo menos em certos bairros de Tóquio e outras províncias do Japão).
Isso, além de manter as tradições, faz com que você perceba que está deixando o espaço público e entrando na propriedade de alguém.
Tudo isso leva as pessoas a tirarem os sapatos com os que estavam na rua, sempre com fins higiênicos e muitos outros que são uma referência à sua cultura e estilo de vida.
As casas japonesas têm muitas tradições enraizadas, por isso, quanto mais limpa for a sua casa, melhor será a sua saúde.
Limpar profundamente a sua casa e transformá-la em um santuário sem sapatos ajudará a prevenir infecções e doenças, além de proporcionar uma nova perspectiva de seus sentidos por meio do contato prolongado com os pés.
Mas se você não quiser, lavar suas solas com detergente elimina cerca de 90% das bactérias que estão lá.
Que costumes orientais você acha que devemos imitar?