Dor nas costas pode ser muito irritante e deixa difícil continuar com a nossa rotina de uma forma normal. É por isso que aqui você pode aprender como fazer um simples exercício oriental que o ajudará a aliviar a dor nas costas.
A dor nas costas é uma das dores mais frequentes; e isso pode ser explicado em grande parte pelos maus hábitos com os quais nos acostumamos ao longo do tempo, como passar tantas horas na frente do computador.
As costas, representam no nível simbólico o suporte da vida, é o que nos permite estar em equilíbrio. Portanto, quando alguma emoção nesse sentido está bloqueada, também pode aparecer desconforto que faz seu sintoma fisicamente.
A verdade é que, seja qual for a causa, dor nas costas pode ser muito irritante e até mesmo difícil continuar com a nossa rotina como normal. É por isso que aqui você pode aprender como fazer um simples exercício oriental que o ajudará a aliviar essa dor.
O exercício vem do Chi Kung (ou Qi Gong), uma terapia medicinal chinesa baseada no controle da respiração.
Sua prática traz vitalidade, bem-estar e nos permite canalizar adequadamente nossa energia vital ou Qui para todo o corpo. É por isso que também é conhecida como a “fonte da juventude”.
Sua essência é a sincronização do corpo, mente e respiração, os três “tesouros” da tradição oriental. Para o Chi Kung, é fundamental controlar o corpo e seus movimentos, regular a respiração e, finalmente, fazer o mesmo com o coração.
Exercício passo a passo
Fique de pé, com os pés espalhados até a largura dos quadris. É importante que o seu corpo esteja equilibrado e em contato firme com o chão. Se você achar difícil, siga o movimento com a visualização de seus pés que, como raízes de uma árvore, se agarram à terra.
Para começar, levante as mãos, dobrando os cotovelos ao alcançar a altura dos ombros e formando um triângulo com eles sem que os dedos se toquem. Fique nessa posição e abaixe os braços como se quisesse desenhar uma linha imaginária que vai do centro da cabeça até os pés.
Agora levante os dois braços como se estivesse formando um Cristo, na altura de seus ombros. E quando você chegar lá, continue levantando o direito acima de sua cabeça; e ao mesmo tempo abaixe a esquerda ao lado de seu corpo.
Passe o braço esquerdo atrás das costas, flexionando o cotovelo. E com o direito que você deixou sobre sua cabeça, incline o tronco para o lado do braço flexionado como gerando uma ligeira torção. Você também pode direcionar seu olhar para lá.
Desça e repita do outro lado.
Tente seguir o ritmo da sua respiração, trabalhando de forma suave e consciente, sem forçar.
Este exercício irá te ajudar se você sofrer de dor nas costas, lombar, hérnia de disco, escoliose… Se você tiver alguma dúvida, antes de fazer esse exercício, consulte seu médico.