Seja para a saúde ou beleza, estamos sempre buscando por maneiras de melhorar alguns de nossos aspectos, seja por meio de procedimentos ou até mesmo por produtos. Porém, muitas pessoas acabam deixando cair no esquecimento, que muitas coisas positivas para nosso corpo, podem simplesmente ser feitas em nossa casa.
A receita do sabonete de alecrim é uma das mais antigas do mundo, e não só auxilia nos aspectos estéticos, como também tem amplo uso medicinal.
A erva do alecrim é largamente utilizada pela indústria farmacêutica, pois contém em si poder contra inflamações, infecções e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Além disso, usado como sabonete fácil, ajuda devido a sua potência como adstringente, anti-inflamatório e antibacteriano.
Hoje traremos uma receita desse sabonete maravilhoso, que você poderá fazer no conforto do seu lar. Dá uma olhadinha:
Ingredientes:
- 1 copo de infusão de alecrim;
- 1 colher de sopa de óleo essencial da árvore do chá;
- 2 xícaras de azeite de oliva;
- 1 xícara de água;
- ¼ de xícara de soda caustica;
- 1 balde de plástico.
Modo de Preparo:
Infusão – Ferva a água com uma colher de alecrim seco. Deixe cozinhado por aproximadamente 5 minutos, depois coe e reserve o chá.
Em seguida, derrame a soda caustica em um balde, sempre lembrando de estar de luvas e máscaras, para não respirar o produto. Adicione a infusão de alecrim, mexa e deixe esfriando por 15 minutos. Após o tempo, aqueça o azeite e coloque-o na mistura, pouco a pouco, com cautela.
Deixe esfriar novamente, e após o tempo, adicione o óleo essencial. Com a mistura fria, bata com uma batedeira em velocidade baixa, até obter uma mistura com textura semelhante à de uma maionese.
Com a mistura pronto, reserve nas formas de sabonete, e caso queira, decore antes com raminhos de alecrim, isso pode ajudar a desenformar no final.
Os sabonetes têm um tempo de secagem longo, além de precisar de um tempo para adquirir os benefícios do alecrim, então, você deixara que as formas fiquem paradas por pelo menos 6 semanas.
Após as semanas em descanso, desinforme os sabonetes, e se quiser, coloque-os em embalagens plásticas, a fim de preservar. Por fim, já pode utilizar o sabonete, seja para fins estéticos na sua pele, como para fins medicinais, em seus ferimentos e afins.
Vale ressaltar, que este sabonete não deve ser utilizado nas partes intimas de nenhuma forma.
Embora possa parecer muito tempo para se utilizar de uma receita, esse sabonete realmente pode te ajudar no seu dia a dia e enfermidades, sendo uma excelente dica.
Então, se você gostou, compartilha com sua família e amigos, e mostre o poder que pode ter essa hortaliça, além de ter um cheirinho, que é uma delícia!