Julianasoares

10 Filmes para entender melhor a mente humana que você precisa assistir

Há um tipo de filme caracterizado por brincar com a mente dos espectadores até o último momento ou por fazer você ficar preso no sofá imaginando o que é realidade, o que é ficção e o que é um sonho. Esses tipos de filmes geralmente estão na categoria de ‘psicodelia’, pois brincam com as percepções e alucinações humanas.

Os filmes que ensinaremos a seguir usam métodos diferentes: roteiro, trilha sonora, design … para criar mundos diferentes que serão exibidos em sua mente até o final dos filmes, esquecendo tudo ao seu redor.

Filmes incríveis sobre a mente humana:

1- A Origem

É um filme que brinca com sua própria mente por duas horas. É realmente difícil de entender, pois estabelece os fundamentos de que é possível “implantar ideias” nas mentes de outras pessoas. 

É um filme complexo e intrigante que mistura realidades e sonhos entre si, nunca tendo certeza de que é real e o que não é.

2- Réquiem para um Sonho

Uma tragédia melodramática que expressa os altos e baixos do uso e dependência de drogas. A história segue quatro personagens que tentam alcançar seus sonhos, mas são superados pelas drogas. 

As cenas, a música e a mistura visual criada neste filme provocam no espectador uma série de sensações estranhas que até o fazem alucinar.

3- O Operário

Com Christian Bale como protagonista, este filme brinca com as percepções da realidade. O protagonista sofre insônia, o que o leva a ter comportamentos estranhos, sem distinguir a realidade. Isso o deixará intrigado até o fim e a conclusão é realmente surpreendente.

4- Amnésia

Neste filme, vemos como o protagonista quer vingar o assassinato de sua esposa; no entanto, ele sofre de uma doença de perda de memória a curto prazo, para lembrar todas as pistas sobre sua pesquisa que ele tatuou em seu corpo. 

O filme manterá sua mente funcionando até o último minuto e garantimos que você ficará ansioso pelo fim.

5- Os Sapatinhos Vermelhos

Esse filme mistura paixão, subjetividade e expressionismo para criar esta história. Tem uma cena de dança que mistura diferentes pontos de vista entre os personagens, enquanto usa a fotografia para confundir o espectador. 

É um drama psicológico que faz com que o espectador vá além da mente da protagonista tentando descobrir a verdadeira história por trás da garota.

6- 2001: Uma odisseia no espaço

Uma obra-prima de Stanley Kubrick que combina efeitos visuais incríveis com música e produção para criar uma história que desperta todos os sentidos do espectador. 

A sequência final de faixas de luz em um espaço infinito ao lado da combinação da trilha sonora deixará todos os espectadores fascinados e sem palavras. Kubrick captura perfeitamente a jornada existencial do homem para territórios inexplorados.

7- Nosferatu

A reinterpretação do vampiro Drácula dá ao filme um significado poético que cria uma fantasia dramática e fantástica ao mesmo tempo. 

As paisagens combinadas com a cinematografia do filme hipnotizam o espectador, criando um sonho místico que o manterá no limbo até o último segundo do filme.

8- Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Este filme fará você pensar nele mesmo dias depois de assistir. Esse filme também te ajudará com a ideia de eliminar seu ex-namorado de sua mente graças à tecnologia. 

Isso fará com que os protagonistas percebam que ter um coração partido faz parte da vida e que devemos aprender a superar o que nos chega em vez de eliminar da mente.

9- Efeito borboleta

Ele aborda a questão de poder voltar no tempo para corrigir os erros que cometemos no passado. 

O protagonista terá que enfrentar as consequências de suas ações e aprender que, mesmo que retifique os erros, o futuro não é perfeito e que existem coisas como o destino que estão além do nosso controle.

10- A montanha sagrada

Um filme do famoso diretor Jodorowsky que é uma obra-prima surreal que tem inúmeras referências à religião. Uma simbologia original é criada e usa os personagens e efeitos visuais para afastar o espectador da visão geral da religião de hoje, levando-a ao seu próprio mundo cheio de mitos psicológicos.

Deixe um comentário