No post de hoje você ira conferir os sintomas do Hipotireoidismo e também como é realizado o tratamento. Continue lendo veja mais logo abaixo.
O Hipotireoidismo pode afetar homens, mas ocorre com muito mais frequência em mulheres (Foto divulgação) |
O hipotireoidismo é um distúrbio hormonal que decorre da diminuição de hormônio e causa desaceleração do metabolismo e geralmente perda de peso. Para entender melhor a doença, suas causas e sintomas é importante saber que a tireoide é uma a localizada no pescoço e tem como função produzir os hormônios T3 (Triiodotironina) e T4 (Tiroxina). Eles são responsáveis pelo controle do metabolismo e influenciam em várias atividades do organismo, inclusive vitais para a saúde do indivíduo, como por exemplo, a frequência cardíaca. Outra característica da doença é a sua maior frequência em mulheres.
Tiroide (Foto divulgação) |
Como o Hipotireoidismo se desenvolve
Segundo especialistas a falta de iodo é a maior causa da doença. Ele está presente no sal marinho e também no sal de cozinha. O Hipotireoidismo pode se desenvolver por diversos outros motivos, inclusive em crianças e adultos. Verifica-se que em bebês recém-nascidos ela pode ocorrer quando os mesmos possuem problemas hereditários na formação das enzimas que sintetizam os hormônios e até mesmo nascerem sem a glândula tireoide. Já em adultos as principais causas são a retirada da glândula por bócio nodular ou neoplasia, a doença auto-imune (Tireoidite de Hashimoto) e por motivos relacionados a alimentação.
Principais sintomas do Hipotireoidismo
Os principais sintomas da doença são:
- Diminuição da frequência cardíaca, pois a tiroxina controla dos batimentos do coração e a falta dela diminui essa frequência;
- Intestino preso, devido à diminuição do metabolismo;
- Cansaço excessivo, também por causa da falta da tirxina;
- Ganho de peso;
- Queda dos cabelos;
- Menstruação irregular e em alguns casos até anemia;
- Perda de memória;
Esses são os sintomas mais frequentes e tão logo seja verificado a presença deles, a pessoa deve procurar um médico. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e ultrassonografia.
Hipotireoidismo: Tratamento
O tratamento é feito através da reposição do hormônio e essa reposição normaliza os níveis de TSH. O Hipotireoidismo não tem cura, ele deverá fazer o tratamento durante toda a sua vida e fazer exames de sangue todo ano para verificar se a dose do hormônio está correta. Com esse tratamento o paciente passa a ter uma vida normal.
Quando descobri achei k iria morrer hj faço trtamento e vivo normalmente.é ruim saber k vou tomar remedio pro resto da vida masss pelo menos tem um tratamento