Julianasoares

Importante saber: 7 sintomas que podem indicar sensibilidade ao glúten!

Melhor saber, esses 7 sintomas indicam sensibilidade ao glúten!

O glúten é frequentemente referido como um assassino silencioso, pois destrói o corpo iniciando e mantendo o processo inflamatório. Aqueles que sofrem de intolerância ao glúten não podem comer alimentos que contenham glúten.

Aderir a um estilo de vida alimentar não é fácil, mas também não é impossível. Se alguém notar os seguintes sintomas, consulte um especialista para estabelecer um diagnóstico preciso.

1. Problemas digestivos

Se você costuma lutar com náuseas, inchaço, perda de apetite, constipação, dor de estômago, então os alimentos que contêm glúten podem ser os culpados. 

10-15% da população mundial sofre de síndrome do intestino irritável, e esta doença se desenvolve em pessoas sensíveis ao glúten.

2. Mudança repentina de peso

A sensibilidade ao glúten pode levar à obesidade súbita ou perda de peso. Devido ao metabolismo interrompido e à inflamação constante, os afetados enfrentam flutuações de peso inexplicáveis.

3. Perturbação do equilíbrio hormonal

Existe uma ligação direta entre os distúrbios hormonais e a intolerância ao glúten, fazendo com que as pessoas afetadas tenham que lidar com muitos problemas, desde a falta de sono até a interrupção do ciclo menstrual. 

A intolerância ao glúten pode causar o maior problema durante a puberdade, em mulheres grávidas ou durante a menopausa.

4. Problemas do sistema nervoso

Uma diminuição na capacidade de concentração, sintomas de depressão, ansiedade, insônia, fadiga constante e irritabilidade podem caracterizar pessoas que lutam contra a intolerância ao glúten. 

De acordo com um estudo publicado recentemente, pessoas com intolerância ao glúten são mais propensas a enxaquecas. Depois de comer alimentos que contenham glúten, uma dor de cabeça pode se desenvolver após meia hora.

5. Problemas dentários

Para pessoas com intolerância ao glúten, minerais como o cálcio são menos absorvidos. 

Como resultado, vários problemas dentários, como cáries, problemas nas membranas mucosas, aftas, úlceras, problemas nas gengivas e sensibilidade dentária podem se desenvolver. 

Se você cuida bem dos seus dentes e ainda tem problemas, pode estar lidando com intolerância ao glúten.

6. Deficiência de ferro, anemia

Fadiga, fraqueza, sonolência, palidez, dor de cabeça, dor na pele, inflamação das mucosas e artrite caracterizam o estado de deficiência de ferro, que também pode ser um sinal de intolerância ao glúten. 

Como resultado da doença, o ferro não pode ser absorvido adequadamente, e é por isso que o estado de deficiência se desenvolve.

7. Doenças autoimunes

Muitas pessoas com intolerância ao glúten sofrem de várias doenças autoimunes. A intolerância ao glúten também é uma doença autoimune, o sistema imunológico ataca suas próprias células depois que o glúten entra no corpo.

Contate um profissional para realizar o teste de glúten. Elimine alimentos que contenham glúten de sua dieta antes do teste, pois eles podem afetar a precisão do teste.

Deixe um comentário