O despertador toca e o cérebro começa a se preocupar: “Temos que nos levantar e comer”. Ligue para o primeiro neurônio que você tem em mãos e envie a mensagem para ver a disponibilidade de glicose no sangue.
O sangue responde: aqui há açúcar por 15 a 20 minutos, nada mais.
O cérebro faz um gesto de dúvida e diz ao neurônio mensageiro: ok, vá falar com o fígado para ver o que está em reserva.
O fígado, consulta a conta de poupança e responde que, no máximo, os fundos chegam a 20 a 25 minutos.
No total, existem apenas cerca de 290 gramas de glicose, que chega a 45 minutos, período em que o cérebro está implorando a todos os santos para ver se tomamos café da manhã.
Se estivermos com pressa ou acharmos insuportável comer de manhã, o pobre órgão terá que se colocar em emergência. Alerta máximo: eles estão nos lançando um pacote econômico.
O cérebro ordena a cortisona: pegue o que puder das células musculares, dos ligamentos dos ossos e do colágeno da pele.
A cortisona acionará os mecanismos para que as células se abram como um portfólio de compras de mães úteis e liberem suas proteínas. Eles passarão para o fígado para serem convertidos em glicose no sangue. O processo continuará até que comamos novamente.
Como você pode ver, quem pensa que não come o café da manhã está trapaceando: ele come seus próprios músculos, ele se autoderrota.
A consequência é a perda do tônus muscular e um cérebro que, em vez de cuidar de suas funções intelectuais, passa a manhã ativando o sistema de emergência para obter combustível e comida.
Como isso afeta nosso peso?
No início do dia em jejum, uma estratégia de economia de energia é acionada, razão pela qual o metabolismo diminui. O cérebro não sabe se o jejum será por algumas horas ou por alguns dias, então é preciso tomar as medidas restritivas mais severas.
Portanto, se a pessoa decidir almoçar mais tarde, a comida será aceita como excedente, será desviada para a loja de “reserva de gordura” e a pessoa ganhará peso.
A razão pela qual os músculos são primeiro utilizados como combustível de reserva na manhã em jejum é porque no hormônio estimulante predominante da manhã, o cortisol fará uma destruição da proteína muscular e conversão em glucose.
Então, você sabe, nunca saia de casa sem café da manhã, seu corpo vai agradecer e compensar com maior saúde, o mesmo que você pode desfrutar de uma vida mais longa e saudável para viver com seus entes queridos.