Além de ser um vilão para quem busca a boa forma, o refrigerante provoca uma série de doenças. Todo mundo já ouviu falar que refrigerante faz mal à saúde, mas alguém sabe realmente quais são esses males?
Hoje este artigo abordará este assunto, afinal, o consumo de refrigerante tem sido cada vez maior, principalmente nos grandes centros urbanos.
Principais malefícios dos refrigerantes
O refrigerante é a segunda bebida mais consumida do mundo, só perdendo para a água, que está em primeiro lugar. Rico em açúcar, o refrigerante é um grande aliado no ganho de peso e está, infelizmente, inserido no dia-a-dia de muitas pessoas.
Isso é preocupante, pois ele possui componentes altamente prejudiciais à saúde. Conheça abaixo seus principais malefícios.
1- Ganho de peso. Isso acontece devido ao alto teor de açúcar. Mesmo as versões “diet” e “light” não trazem benefício nenhum à saúde. Segundo especialistas, elas possuem realmente um valor calórico menor, mas não oferecem nutrientes, além de estarem associadas à retenção de líquido e ao aumento da pressão arterial, pois possuem muito sódio;
2- Osteoporose, pois os refrigerantes, principalmente os de cola, são ricos em ácido fosfórico, que impedem a correta absorção do cálcio, além de causar acidez no sangue. Essa acidez faz com que o organismo utilize o cálcio para neutralizar o ácido presente no organismo;
3- Diabetes. Os refrigerantes possuem muito açúcar em sua composição;
4- Insônia. Este malefício também está relacionado à quantidade de açúcar presente na bebida;
5- Gastrite. O alto teor de açúcar, os aditivos e o PH ácido provocam transtornos digestivos;
6- Aumenta os níveis de triglicerídeos, principalmente nas mulheres, causando problemas no sistema cardiovascular;
7- Envelhecimento precoce. Além de deixar os ossos, os cabelos e as unhas mais frágeis, o ácido fosfórico acelera o envelhecimento da pele.
8- Retenção de líquidos. Isso acontece principalmente com as versões diet, light e zero que, apesar de possuírem menor teor de açúcar, possuem muita quantidade de sódio e isso leva à retenção de líquidos, causando também o aparecimento de celulites e o aumento da pressão arterial;
Como se percebe os malefícios do refrigerante são muitos e consumir essa bebida é uma agressão ao organismo.
Vale também lembrar que esta bebida não possui nenhum valor nutricional e sua composição (açúcar, gás carbônicos, conservantes e corantes) não apresenta nenhum benefício à saúde. Pelo contrário, causa todos esses males apresentados. E não se iluda com as versões diet, light e zero.
Elas apenas possuem menos açúcar, porém, a quantidade de sódio é imensa e todos sabemos o quanto o sódio é prejudicial à saúde.