Julianasoares

Método eficaz para limpar a umidade das paredes da casa

O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve e se instala em locais úmidos e mal ventilados. As causas mais comuns de seu aparecimento são a condensação de água no ambiente, umidade e vazamentos das tubulações. 

Este problema requer uma solução urgente, pois não só mancha a casa e exala mau cheiro, como também causa danos à estrutura da casa e problemas de saúde.

Nós vamos te dizer como você pode remover a umidade e algumas dicas para que não saia mais fungos ou mofo.

Sinais de que você tem umidade nas paredes:

  • Uma forma de detectar o mofo é o cheiro de mofo no ambiente. 
  • Preste atenção também se a pintura da parede está descascando
  • Obviamente, um acúmulo de manchas verdes ou pretas, especialmente na sancas ou na área do rodapé.
  • Alguém na família começa com mais alergias do que o habitual. Você pode ter um nariz escorrendo, olhos vermelhos ou dificuldade para respirar.

Antes de começar:

A segurança é importante. Tanto para mofo quanto para produtos de limpeza, recomendo que você faça o trabalho com uma máscara de filtro para não respirar os esporos de mofo que são liberados no meio ambiente. 

Para proteger a pele use luvas de borracha, mangas compridas e calças. Abra a porta e a janela para obter toda a ventilação possível. 

Remova a umidade das paredes

A primeira coisa que você precisa fazer é preparar a parede. Use detergente e uma esponja para limpar as áreas afetadas. A ideia é que você remova o máximo de sujeira possível.

Você pode começar a limpar com um produto natural, que todos nós temos em nossa casa. O vinagre é uma forma amiga do ambiente e da nossa saúde para combater as manchas de humidade. 

Encha um frasco de spray com vinagre não diluído. Pulverize a mancha e deixe agir por meia hora. Em seguida, limpe a mancha com uma esponja e água morna. 

Outra opção é usar a água oxigenada. É antifúngico e antibacteriano. E não produz resíduos tóxicos.

Pulverize a mancha com água oxigenada e deixe descansar por quinze minutos. Em seguida, esfregue com uma escova. Enxágue a parede e limpe com um pano seco. 

Você pode usar sal de boro. Misture 3 litros e meio de água com uma xícara de sal de boro. Agite bem para que a solução se forme. Encha um borrifador e borrife a mancha. Em seguida, esfregue com uma escova. Não é necessário enxaguar a parede, um pano seco no final será suficiente.

Se as manchas persistirem, use alvejante. Misture três partes de água com uma de água sanitária. Espalhe sobre as manchas com um borrifador ou um pano úmido. Deixe por quinze minutos. Em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar as manchas. Por fim, enxágue com água morna e seque com um pano limpo.

Como fazer para que a umidade nunca retorne?

Esta é uma opção que deve ser realizada por um profissional, consiste em procurar o motivo pelo qual a umidade é gerada e resolver o problema de raiz. Por exemplo, pode ser a ruptura de um cano de água, a umidade que sobe do solo ou uma ruptura no telhado que gera infiltração de água.

Esse processo geralmente é caro e tedioso, pois envolve quebrar a parede, reparar o problema e rebocar a parede. Claro que você também terá que pintar para torná-lo limpo.

Sem dúvida, para resolvê-lo 100%, você deve procurar um profissional capacitado que possa analisar o caso e encontrar a melhor solução.

Para evitar manchas futuras, siga estas dicas:

  • Limpe a água ou a umidade das superfícies imediatamente
  • Esteja ciente dos vazamentos e conserte o mais rápido possível. Os fungos se desenvolvem muito cedo.
  • Não deixe toalhas ou roupas molhadas amontoadas. Espalhe os tecidos para que sequem rapidamente. 
  • Quando tiver que pintar, use tinta antifúngica.

Deixe um comentário