Sem dúvida, o passar do tempo deixa marcas no rosto, que se manifestam, por exemplo, através de manchas na pele ou rugas, mas podem ser prevenidas e também ter tratamento para quem necessita.
À medida que a pessoa envelhece, aparecem alguns sinais no rosto como:
- Lentigos: que são manchas no rosto.
- Rugas: que são dobras na pele secundárias às linhas de expressão e que ficam marcadas em decorrência da perda de colágeno e elastina, notamos isso também como flacidez.
- Perda de volume em algumas áreas: já que a gordura do tecido subcutâneo diminui, gerando flacidez em determinadas áreas, como bochechas e têmporas.
Devido à desmineralização dos ossos da face, ocorrem alterações como:
- As órbitas se alargam: os olhos parecem mais fundos.
- O nariz e suas estruturas têm menos sustentação, por isso a ponta do nariz baixa.
- Os sulcos nasolabiais são marcados do nariz à boca e podem ser notadas áreas arredondadas como bolsas que descem até a crista mandibular.
Por outro lado, a pele fica mais fina com a idade, aparecem manchas por efeito da luz ultravioleta, rugas finas e dispersas entre as sobrancelhas, testa, lábios superiores e queixo. A flacidez da pele causa queixo duplo ou faixas no pescoço que representam a separação das fibras musculares.
Outros sinais de envelhecimento:
- Rugas finas no lábio superior.
- Nos cantos, há um esconderijo das pontas do lábio inferior, que geralmente fica coberto pelo lábio superior, criando a aparência de uma boca triste.
- Na borda do lábio superior o arco de cupido vai se perdendo gradativamente e em algumas pessoas o lábio fino fica ainda mais fino.
- As orelhas alongam-se, o lóbulo cresce progressivamente e aparecem rugas na frente da cartilagem anterior e central.
Como evitar sinais de envelhecimento?
O uso de protetor solar é fundamental, mas devemos considerar que grande parte da exposição solar ocorre nos primeiros anos de vida, por isso começar a usar protetor solar aos 30 ou 40 anos ajudará, mas não impedirá que ocorram essas consequências.
Além disso, outras medidas devem ser tomadas como usar chapéus, óculos escuros, roupas de proteção e tentar sempre encontrar sombra.
Os especialistas também recomendam manter hábitos saudáveis como:
- Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e antioxidantes.
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia.
- Limite o consumo de álcool.
- Não fume e evite estar perto da fumaça do tabaco.
- Durma entre 7 e 9 horas por dia.
- Gerencie o estresse.
Sugerem também o uso de vitamina A e C, complexo B e ômega, e o uso de cremes dermocosméticos que contenham retinol ou karité.
Tratamentos disponíveis
Existem cremes ou séruns com princípios ativos comprovados, como colágeno, antioxidantes ou ácido hialurônico.
Da mesma forma, existe o uso do Botox para aquelas áreas que apresentam mobilidade na região do terço superior da face. É recomendado a partir dos 35 anos e aplicado a cada 5 meses, pois evita o aparecimento de rugas entre as sobrancelhas, testa e pés de galinha.
Também recomendamos o uso do sérum Renovele:
- Preenche e corrige as pontas dos lábios evitando o aparecimento de boca triste.
- Preenche olheiras.
- Aumento de maçãs do rosto e queixo.
