As opiniões são muito variadas, há mães que dizem “sim” e outras “não”.
Diferentes estudos mostraram informações de que o segundo filho é geralmente mais problemático, mais preguiçoso, mais complicado de ser criado do que o primeiro. Isto é verdade?
Costuma-se dizer que o segundo filho é a ovelha negra da família! Mas aqui vamos te contar toda a verdade sobre esse assunto!
O segundo filho é mais difícil de levantar
Cada família é um universo diferente e eles funcionam de forma diferente, mas muitas vezes ouvimos sobre os “filhos do meio”, os “segundos filhos” e suas complicações.
Os filhos que nascem após o primeiro filho geralmente sofrem algumas consequências da parentalidade que estão relacionadas à fadiga, expectativas, atenção, entre outros. Aqui vamos falar um pouco sobre isso.
O primeiro filho
A primeira criança que conhecemos costuma ser mais esperta, porque é mais estimulada pelos pais, os pais brincam com ele sozinhos, têm tempo para inventar coisas para fazer juntos, entre outros.
Eles investigaram que os primogênitos tendem a ter bom comportamento escolar, bom comportamento em casa e bom tratamento com suas famílias. Eles tendem a ser calmos e mais dóceis.
Os primogênitos costumam ser alvo de piadas e travessuras de seu irmão mais novo. Portanto, o primeiro filho é geralmente mais maduro e responsável quando se trata de ação.
O segundo filho
Após investigações em diferentes partes do mundo, estatísticas revelaram que entre 25% e 40% das crianças que são secundárias, geralmente têm dificuldades na escola, especialmente no comportamento.
Com o segundo filho, os pais ficam mais relaxados e acreditam que de alguma forma já superaram esses testes com o primeiro filho, por isso acreditam que é mais fácil criar o segundo filho. Então eles relaxam mais e dão mais liberdade.
Além disso, as segundas crianças têm como exemplo mais perto o de seu irmão mais velho que também é uma criança. Ao contrário do primeiro filho, que tende a seguir e copiar os adultos.
Isso para as segundas crianças pode ser um pouco irracional, pois não deixa de ser criança.
Desvantagens
A influência exercida pelo primeiro filho no segundo é muito evidente. Contribui para comportamento, modos de agir, entre outros.
As crianças muitas vezes caem nesse conflito e se os pais não estavam presentes demais em sua criação, se com o irmão mais velho tomavam muito cuidado, provavelmente a consequência é ainda mais ampla.
Vantagens
O segundo filho, embora traga conflitos, batalhas e dificuldades, tem um grande coração. É especial sem dúvida, amores com muita coragem, te surpreendem com suas atitudes amáveis e carinhosas.
São pessoas que têm outro ritmo agradável e vão fazer você sorrir todos os dias da sua vida.
Aprenda a esperar por isso, dê tempo e amor, eles vão agradecer muito.