O óleo de mamona também pode ser chamado de óleo de rícino, ele consiste em um líquido de tom amarelado extraído das sementes da mamona. É o produto de maior importância feito a partir dessa planta.
O óleo de mamona é usado há muito tempo como medicamento anti-inflamatório e de ação antioxidante devido as suas propriedades que permitem essas funções. Seu poder medicinal existe devida a sua alta concentração de ácidos graxos do tipo insaturado.
O óleo de mamona tem sabor bastante desagradável e bem forte, é usado geralmente para confecção de cosméticos, sabonetes, produtos têxteis, alguns medicamentos e óleos para massagem, além de muitos outros produtos de uso regular.
Os benefícios do óleo de mamona:
O óleo de mamona foi alvo de muitas pesquisas para desvendar se realmente tinha os poderes apresentados pela cultura popular, dessas pesquisas foram obtidos importantes resultados como por exemplo a descoberto do óleo para a melhoria do sistema imunológico e tratamento de doenças como a esclerose múltipla, o mal de Parkinson, paralisias cerebrais, queda de cabelo, a artrite e até mesmo reumatismos.
O uso do óleo de mamona é muito popular para tratar problemas como: infecções geradas por fungos, constipações da região intestinal como a prisão de ventre e o intestino preso, problemas do sistema gastrointestinal, mulheres que sofrem com distúrbios menstruais, enxaquecas, acne, queimaduras geradas pelo sol, dermatoses, inflamações e também micoses.
Há ainda quem acredite que o óleo de mamona ajuda na indução de parto quando os mesmos apresentam dificuldades, mas isto precisa sempre ser verificado com um médico.
Onde encontrar o óleo de mamona?
O óleo de mamona é facilmente encontrado em lojas que trabalhem com linha de produtos naturais, também em farmácias, drogarias e muitas vezes em mercados.
Porém, é preciso tomar cuidado porque alguns óleos de mamona encontrados em supermercados são óleos destinados ao uso industrial e não podem ser consumidos por humanos.
Lembre-se sempre de verificar a cor do óleo antes de adquirir, ele deve ser amarelo de um tom bem pálido e clarinho. Sempre pergunte ao vendedor para se certificar.
Nas farmácias o óleo de mamona também pode ser encontrado com o nome Laxol.