O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, e mais de 50 doenças já foram associadas a ele. Estima-se que 99% das pessoas que são intolerantes ao glúten nunca foram diagnosticadas. Outra estimativa afirma que 15% da população brasileira é intolerante ao glúten.
Os sintomas abaixo apontam a intolerância ao glúten. Verifique se você pode estar nesses 15%!
1. Problemas no sistema digestivo, como gases, inchaço, diarreia e também prisão de ventre. A constipação é comum em crianças depois de comer glúten.
2. Queratose pilar. É o resultado da falta de ácidos graxos e vitamina A secundários à má absorção de gorduras no intestino causada pelo glúten.
3. Sensação de cansaço, com nevoeiro cerebral ou exaustão após comer alimentos sem glúten.
4. Ter uma doença auto-imune, como tireoidite de Hashimoto, artrite reumatoide, colite ulcerosa, lúpus, psoríase, esclerose ou esclerose múltipla. Tudo isso está associado ao glúten.
5. Sensação de desequilíbrio, tontura e outros sintomas neurológicos.
6. Disparidades hormonais como SOP ou esterilidade inexplicada.
7. Dores de cabeça ou enxaquecas recorrentes.
8. Tendo fraqueza crônica ou fibromialgia. Seu médico prevê esses diagnósticos e ele não consegue encontrar o motivo da dor ou fadiga.
9. Inchaço por irritação ou dor nos dedos, quadris ou joelhos.
10. Problemas com o seu humor, como depressão, ansiedade, alterações de humor.
Como melhorar a intolerância ao glúten?
Existe uma ótima maneira de controlar a intolerância ao glúten. Tenha uma dieta detox e elimine o glúten da sua dieta nas próximas 2 a 3 semanas.
Pode levar meses ou anos para limpar seu corpo de glúten, porque é uma proteína grande. Portanto, é melhor eliminar o glúten de suas refeições enquanto você pode e o quanto antes.
Parar de comer glúten trás muitos benefícios a saúde. Experimente!