No artigo de hoje você ira conferir os benefícios do Pilates para o corpo e também os cuidados que deve ter antes de praticar. Continue lendo e confira logo abaixo.
(Foto divulgação) |
O Pilates consiste em exercícios de alongamento que utiliza o peso do corpo para executar certos movimentos. Ele surgiu em 1920 e foi desenvolvido por Joseph Pilates. Os exercícios associam conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball e outras. O Pilates aplica exercícios leves, mas eficazes. Além disso são poucas repetições e ausência de desgaste físico. Ele foi desenvolvido para fortalecer, alongar e equilibrar o corpo sem causar riscos à saúde, principalmente das articulações.
Pilates benefícios para o corpo
O Pilates é uma atividade física benéfica para todas as idades e promove inúmeros benefícios para a saúde em quem o pratica. Veja abaixo alguns deles:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Melhora a coordenação motora;
- Promove a saúde das articulações;
- Alivia dores musculares;
- Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
- Previne contra a osteoporose;
- Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
- Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
- Melhora a postura e a resistência muscular;
- Expande a consciência corporal;
- Ajuda no controle de peso;
- Fortalece os músculos abdominais;
Veja também: Pilates emagrece
(Foto divulgação) |
Cuidados ao praticar Pilates
O Pilates tem sido muito divulgado pela mídia, principalmente pelos seus benefícios. A procura por profissionais e academias de ginásticas aumenta a cada dia, porém, alguns cuidados devem ser observados para que o Pilates não traga prejuízos para o organismo. Um desses cuidados é verificar se o estabelecimento possui a estrutura adequada, turmas pequenas e principalmente verificar se o profissional responsável pelos exercícios é devidamente habilitado.
Quem pode praticar Pilates
O Pilates é recomendado para pessoas de todas as idades. Nos jovens ele ajuda no crescimento, fazendo com que a postura não sofra grandes prejuízos. Sendo assim, evita cifoses e escolioses que são muito comuns nessa idade. O Pilates também é recomendado para as gestantes, mas o médico deve liberar os exercícios. Os idosos também podem fazer Pilates e os benefícios da atividade são muito importantes para a promoção da qualidade de vida desses idosos, além de prevenir a osteoporose, proteger a estrutura óssea e aliviar dores nas articulações.
Veja também: O que é pilates e para que serve