Quando preparada de forma correta, a pipoca é um alimento que pode trazer diversos benefícios para o nosso organismo. Mas, o problema está geralmente no tipo de acompanhamentos que são usados no seu preparo.
A margarina ou manteiga, por exemplo, não são ingredientes indicados para a sua preparação, já que saturam muito mais rápido do que o óleo.
Quanto mais saturada for a pipoca, mais prejudicial ela é para a saúde, já que colabora para o aumento do colesterol ruim, e para a redução do colesterol bom. Além disso, aumenta a ingestão de calorias. Essas informações são da nutricionista Paula Castilho.
A quantidade utilizada de sal e também os famosos temperos prontos, precisa ser controlada. Isso porque a concentração de sódio, quando em excesso, contribui para um aumento nos riscos de hipertensão arterial e ainda podem acabar desencadeando disfunções renais, retenção de líquido e outros problemas.
A verdade é que existem mitos e verdades sobre o consumo de pipoca e nós vamos te mostrar quais são.
7 Mitos e Verdades sobre a pipoca
1. Pipoca faz mal – mito
A afirmação de que pipoca faz mal é realmente um mito. Ela é, na verdade, uma alternativa saudável, desde que consumida da forma correta.
Se comparada com outros tipos de aperitivo de alta densidade energética e com baixo teor de nutrientes, seu consumo pode ser considerado em dietas onde o objetivo é equilibrar o peso corporal e reduzir riscos de desenvolver doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e a diabetes.
Esse alimento ainda possui uma boa quantidade de fibras e por conta disso, contribui para melhorar o funcionamento do intestino, melhorando a regularidade e também a consistência do bolo fecal. Outro fator positivo é que contribui para promover a sensação de saciedade.
2. Pipoca ajuda a prevenir doenças – verdade
A pipoca pode sim contribuir para a saúde. Ela possui uma alta concentração de polifenóis, que são antioxidantes responsáveis em proteger as células do organismo dos chamados radicais livres. Além disso, retarda o envelhecimento, previne doenças degenerativas, como câncer.
Ela também contribui para a elevação da concentração de antioxidantes no organismo, estes que, por sua vez, auxiliam na prevenção de problemas como câncer, diabetes, índices elevados de colesterol, glicemia e triglicerídeos.
Além de todos esses benefícios, a pipoca ainda possui duas substâncias que previnem a catarata e a degeneração celular, chamadas de luteína e zeaxatina.
3. Pipoca Doce é pior do que salgada para a saúde – Verdade
Essa resposta é muito simples. A pipoca doce é pior do que a salgada para a saúde porque contém altos teores de açúcar, o que a torna mais calórica.
4. Pipoca tradicional é melhor que a de micro-ondas – Verdade
A pipoca de microondas é sim muito pior que a convencional e deve ser evitada, já que possuem excesso de conservantes e também de sódio. Além disso, são extremamente calóricas.
5. Pipoca não pode ser consumida diariamente – Mito
A pipoca pode sim ser consumida diariamente, desde que o consumo seja de 20 gramas ou meia xícara por dia. Mas, se forem acrescentados complementos, ela passa a fazer mal, principalmente por conta das calorias ingeridas.
O segredo para quem gosta de consumir pipoca é utilizar pouco óleo e pouco sal.
6. Você pode substituir refeição por pipoca – Mito
A pipoca é uma ótima alternativa se você quer comer uma “besteira” ao longo do dia, mas ela não pode substituir uma refeição completa.
Isso porque apesar de possuir diversos antioxidantes, nosso organismo precisa dos nutrientes encontrados em outros alimentos, como frutas e verduras. O ideal é que se mantenha uma dieta nutritiva e equilibrada.
7. A pipoca é prejudicial para quem tem diabetes – Mito
Quando consumida da forma correta e com responsabilidade ela não vai prejudicar quem sofre com a diabetes.
Isso porque o amido resistente da pipoca passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo, o que não provoca a alteração repentina dos níveis de glicose no organismo.
Gostei muito dessas infomações