Quando se trata de jardinagem orgânica, as opções de fertilizantes naturais podem ser escassas nas prateleiras de sua loja de artigos para jardinagem. Os que existem são mais caros e, embora possam dizer “orgânico” na embalagem, você realmente não sabe se realmente é.
Felizmente, fazer seus próprios fertilizantes naturais e orgânicos pode ser fácil e barato, geralmente usando componentes que você já tem em casa.
5 Receitas de fertilizantes naturais para suas plantas de jardim
A seguir, apresentamos algumas receitas de fertilizantes naturais feitas com alimentos que contêm os nutrientes básicos que já conhecemos.
1. Café em pó
As plantas que amam ácidos, como tomates, mirtilos, rosas e azáleas, são alimentadas com grãos de café misturados no solo. Mas, é mais provável que o nitrogênio os ajude.
Polvilhe sobre o solo antes de molhar ou derramar uma versão líquida sobre o solo. Se você o usar como líquido, mergulhe 6 xícaras de café moído em um balde de 5 galões de água.
Deixe repousar por 2-3 dias e depois sature o solo ao redor das plantas.
2. Cascas de banana
Comer uma banana ajuda a repor o potássio. Rosas também amam potássio. Simplesmente jogue uma ou duas cascas esmagadas de bananas no buraco antes de plantar uma roseira.
Enterre sob o estofo para que possam ser compostados naturalmente. Você terá flores maiores.
3. Cascas de ovos são fertilizantes naturais
Lave primeiro e depois esmague até que se tornem pó. Jogue este pó de casca esmagado no chão perto de suas plantas.
O cálcio ajuda a prevenir a podridão na flor. Cascas de ovos são 93% de carbonato de cálcio, o mesmo ingrediente da cal. Isto dá frutos saudáveis e bonitos, adequados para guardar sementes.
4. Ervas daninhas
Coloque uma pilha de folhas e raízes de ervas daninhas em um balde de 5 galões. Achate as folhas com um tijolo para garantir que a matéria vegetal seja coberta e adicione água para cobrir.
Mexa semanalmente e aguarde 3-5 semanas para que o conteúdo fique espesso e grudento. Em seguida, use esse líquido na proporção de 1:10 ou mais, como fertilizante do solo.
Para tornar ainda mais conveniente, você pode usar dois baldes e fazer um buraco no fundo do balde que contém as plantas. A substância pegajosa é filtrada para o cubo inferior. É sempre melhor aplicar o fertilizante líquido diluído – ele deve se parecer com chá.
5. Urina humana
Parece nojento, mas a urina é considerada um fertilizante natural, se o corpo de onde vem é saudável e livre de vírus e infecções.
Rica em nitrogênio, a ureia contém mais fósforo e potássio do que muitos dos fertilizantes que compramos na loja.
Uma boa proporção de urina / água seria de 1: 8. Você pode coletar um copo de urina e despejar em 8 copos de água em um balde de plástico usado fora para fertilizar as plantas.
Despeje 2 xícaras ao redor do perímetro de cada planta pequena.
Para plantas de tamanho médio, adicione 4 xícaras e plantas grandes merecem 6 xícaras de sua mistura pessoal em casa.