“Estou cansado”, já parece um mantra da atualidade. Vamos adivinhar: todas as suas conversas alguém comenta: “você parece muito cansado”.
Se você está aqui, já se perguntou por que se sente cansado o tempo todo? É normal?
São muitas as causas que podem fazer com que se sinta cansado, independentemente das horas que dorme ou se consegue descansar aos fins-de-semana. E não: não é normal.
Se você não sofre de nenhuma doença, é provável que tenha uma alteração em seu ciclo circadiano. Você dorme muito, mas não em um horário definido? Portanto, você está alterando seu relógio biológico e isso pode estar levando você não apenas à fadiga, mas também à depressão. Portanto, você deve aprender a evitar.
Mas se não é esse o motivo pelo qual você se sente cansado, a única maneira de saber o que está acontecendo é deixar seu médico examiná-lo e realizar, se indicado, exames clínicos. E é que, na maioria dos casos, o problema está relacionado a um mau funcionamento de hormônios e neurotransmissores ou há falhas nos órgãos, o que pode ser um sinal de que algo mais sério está subjacente ao seu cansaço.
“Sinto-me cansado”: as causas mais comuns do seu cansaço (e soluções naturais para sua recuperar energia)
Deixamos aqui as principais causas do cansaço e alguns remédios naturais para os tratar, mas que podem te ajudar a se sentir cansado por falta de sono.
Depressão
Remédio natural:
Algo natural que você pode fazer para neutralizar o efeito da depressão é fornecer vitamina D ao seu corpo. Esta é a chave para o bom funcionamento de nossas células, e você pode conseguir isso de uma forma extremamente agradável: tomando banho de sol.
O melhor é que pode tomar a sua dose diária de sol para passear na natureza – ou pelo menos ao parque mais próximo – e este contato com o ambiente irá também promover a sua boa saúde física e mental.
Anemia
As causas mais comuns por trás da anemia são a deficiência de ácido fólico e ferro, que causa falta de oxigênio no corpo, devido à não produção de glóbulos vermelhos suficientes para transportá-los através dele.
Remédio natural:
Novamente, a comida é o melhor remédio. Em caso de anemia, é importante consumir bastante ferro, que se encontra em alimentos como o brócolis – que também é antioxidante –, a lentilha, o kiwi e a sempre maravilhosa aveia.
O ácido fólico pode ser encontrado em todos os vegetais de folhas verdes, da alface à couve, portanto, adicionar mais saladas à sua dieta é uma boa ideia.
Síndrome da fadiga crônica
A razão pela qual acordamos cansados mesmo dormindo 7 ou 8 horas pode ser nesta síndrome, que afeta processos biológicos fundamentais para o corpo. ]
Os cientistas ainda não sabem o que causa isso, no entanto, mas como aponta uma publicação de 2018 da Harvard Health Publishing, pode ter a ver com anormalidades no cérebro.
Remédio natural:
Não há tratamento para essa condição, mas os pacientes são aconselhados a fazer mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar.
Vale a pena praticar exercícios respiratórios para deixar o oxigênio chegar ao cérebro e ingerir alimentos que fortaleçam esse órgão vital, como amêndoas, peixes, açafrão e proteínas vegetais.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma condição que ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes.
Eles regulam o metabolismo, portanto, ter níveis baixos deles causa fadiga. A causa mais comum de hipotireoidismo são as dietas com baixo teor de iodo.
Remédio natural:
Tomar a alga espirulina é a opção para quem sofre de hipotireoidismo por falta de iodo, por ser rico nesse mineral que, na verdade, costuma ser o mais raro na dieta mundial.
Além disso, este superalimento contém muitos outros nutrientes e é uma ótima fonte de proteína, que nos fornecerá energia imediata e duradoura.
Você simplesmente não deve exagerar, pois isso pode levar ao excesso de iodo – o que também causa hipotireoidismo. Consulte seu médico para saber quanto tomar.
Sedentarismo
A energia também é produzida por você. Isso ocorre por meio da atividade física, que aumenta a frequência cardíaca, ativa o metabolismo e promove a circulação.
Tudo isso favorece um bom descanso, além de adicionar um cansaço extra ao seu dia a dia que pode ser o que você precisa, caso você seja um pouco hiperativo.
Remédio natural:
Praticar exercícios pelo menos 5 dias por semana, em intensidade moderada, por 30 a 40 minutos é mais do que suficiente.
Você pode tentar alternar entre caminhadas, sessões de ioga e até dança. Você não precisa necessariamente entrar em uma academia para se exercitar.
Apneia do sono
Acontece quando a respiração regular é interrompida durante o sono, o que bloqueia a circulação do ar. Maus hábitos e obesidade, assim como traços fisiológicos como amígdalas muito grandes, podem contribuir para o surgimento desse quadro.