Há muito tempo se fala, que se cozinhássemos como nossos antepassados, viveríamos muito mais e teríamos muito menos problemas de saúde, quanto se tem atualmente.
Analisando bem, essa afirmação tem sentido, afinal, hoje damos preferência a praticidade, e isso envolve não só a comida, mas, os temperos que usamos nela, que se tornam cada vez mais industrializados.
Devido as altas quantidades de sal presentes nos temperos feitos, essas opções para deixar a comida mais saborosa, são cada vez mais descartadas e abominadas por médicos e nutricionistas.
Além disso, é essencial que possamos também ter noção do que nos alimentamos e garantir que possamos através do que ingerimos, garantir uma maior longevidade, que não é nem de longe, o que esses temperos prontos trazem em seus rótulos.
Por isso, hoje trazemos uma receita fácil, saudável e natural que pode substituir esses temperos, e ainda poupar mais tempo do seu dia. Confira:
Ingredientes:
- 2 KG de cebola descascada e picada;
- 6 cabeças de alho descascadas e picadas;
- Meio maço de salsinha picada;
- 1 copo de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de sal.
Dica: Antes de preparar o tempero, é interessante deixar os alhos de molho, de um dia para o outro, isso facilita o descascar e ainda diminui a ardência que geralmente fica nas unhas.
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e deixe bater até virar uma pasta. Após estar pronto, guarde o tempero em potes de vidro e guarde na geladeira. Devido ao sal, o alimento consegue se manter conservado por até 120 dias. A receita rende aproximadamente 5 vidros de 400g.
Além de ficar muito gostoso, esse tempero é prático por evitar que você tenha que todas as vezes em que cozinhar, descascar os temperos um a um, além de evitar o cheiro de cebola e alho nas mãos. Seu uso é bem extenso, podendo ser utilizado em carnes, peixes, feijão, arroz e outros.
Os benefícios de utilizar algo mais natural sem conservantes é infinita. O alho te ajuda a proteger o coração, diminuindo o colesterol, já a cebola ajuda no emagrecimento, tem poder anti-inflamatório e ajuda na prisão de ventre, e a salsinha ajuda a combater a anemia, na digestão e ainda fortalece o sistema imunológico, ou seja, a junção destes três, trará muitos pontos positivos para a sua dieta.
Além de que, com uma menor quantidade de sal distribuída pelo tempero, você não corre o risco de ingerir mais sal do que deveria, evitando também a hipertensão.
Nunca é cedo ou tarde para que possamos realizar substituições e tornar nossa vida mais saudável. Por isso, não hesite em experimentar essa receita, e passe também a dica para seus familiares e amigos.
Ter mais qualidade de vida e saúde é algo muito bom, mas, quando compartilhamos nosso método com os outros, é ainda melhor!