Muitas vezes nos preocupamos com as coisas que temos. Na verdade, trabalhamos arduamente dia após dia para aumentar o número de bens para “supostamente” sermos mais felizes e “ricos”. No mundo as pessoas acreditam que só quem tem muitas coisas e muito dinheiro é realmente rico.
Mas tudo isso está muito longe da verdade, a realidade é um pouco mais fria porque nos mostra que não temos tanto quanto acreditamos e que, na verdade, isso é algo que só podemos ver quando passamos por alguma tragédia dolorosa.
“Um homem só possui o que não pode perder em um naufrágio”.
O título deste post pode ser um pouco confuso, mas requer apenas uma pequena interpretação e que nos imaginemos nessa situação ou em outras semelhantes. Vamos interpretar a frase literalmente.
Quando você embarca em um barco, você leva uma série de malas onde guarda dinheiro, roupas e muitos outros pertences. Porém, por estar no meio do mar, o navio apresenta falhas e todos correm até os botes salva-vidas para sair de lá. O que você faria?
Em primeiro lugar você pode nem pensar nos seus pertences e, em segundo lugar, se pensar nisso, você pode morrer tentando salvá-los ou eles simplesmente não vão deixar você entrar no barco por causa da questão de espaço.
Também poderia acontecer em um incêndio, um furacão ou um terremoto, no final nossas coisas sempre serão substituíveis, mas nossas vidas são únicas que sempre devemos defender custe o que custar.
O que realmente importa é o que levamos dentro e não o que podemos comprar. Certamente é bom ganhar muito dinheiro e ser capaz de se entregar a todos os tipos de luxos e gostos, mas quanto mais coisas temos, mais cegos nos tornamos e esfriamos nossos corações, acreditando que só importamos por causa do que nós temos em nossos bolsos.
Dentro de nós reside uma alma, um espírito, um coração e uma mente. Coisas que nos pertencem para valer, então é nessas coisas que devemos investir nosso tempo e esforço.
Além disso, os bens materiais são apenas uma ilusão deste mundo corrompido que nos faz acreditar que precisamos de muitas coisas para sermos felizes. Na verdade, é esse mesmo mundo corrupto que agora nos aprisiona em um sistema de trabalho onde tudo parece ter um preço, que dificilmente podemos pagar.
É hora de se libertar, reserve um tempo para meditar sobre si mesmo e sobre o que você realmente precisa e o que o faz feliz. Deus o colocou neste mundo para que você fosse livre e se enchesse de riquezas que você pode carregar quando sair deste mundo, mas essas riquezas não são as tangíveis que você nota todos os dias.