Geralmente, os funerais têm sempre um grande número de pessoas reunidas para poder se despedir do seu ente querido. Discursos cerimoniais são proferidos relembrando a vida de quem ele foi, o que ele fez e como foi que com sua passagem ele conseguiu uma melhor permanência neste planeta.
No entanto, tenha em mente que outras pessoas tentam fazer essa despedida em grande estilo. Este é o caso de Dona Maria Paz Fuentes Fernández que queria fazer algo muito melhor para seu funeral, quando chegasse o momento.
Planejamento passo a passo
Não sabemos exatamente quando vamos deixar este mundo. Embora existam certos cenários que permitem ter uma ideia melhor, pois reduzem bastante a saúde. Por exemplo, uma doença terminal.
Tendo algum tempo disponível, você pode pensar em como embaralhar e mudar as coisas. Neste caso, foi Dona Maria Paz Fuentes Fernández que, ao contrário de muitos, que tendem a organizar e deixar todos os seus bens prontos, optou por algo mais simples, mas direto e contundente.
Ela iria colocar um obituário diretamente em um dos jornais locais, apontando apenas quem eram aquelas pessoas que iriam estar em seu funeral.
Geralmente, esse tipo de anúncio é publicado por parentes. Aqueles que procuram dar e prestar homenagens, algumas palavras emocionais, ou simplesmente demiti-lo em conformidade. No entanto, Doña colocaria a seguinte mensagem em seu obituário:
“Seguindo meus princípios e minha maneira particular de dizer as coisas, eu ordeno isso”.
Tomando essa frase como ponto de partida, ela preparou uma lista muito detalhada de pessoas.
Não importava que eles não fossem membros da família, seu amor fez valer a pena estar presente no momento de seu funeral.
“Como minha família não é de sangue há muito tempo, imponho minha última vontade para que apenas as pessoas mencionadas abaixo possam comparecer ao meu funeral, no necrotério, na igreja e no cemitério”.
Completando sua mensagem
Seria um total de 16 pessoas que adicionaria à lista, para fechar sua mensagem com chave de ouro da seguinte forma:
“Para o resto das pessoas que nunca se importaram durante a minha vida, desejo que continuem até onde foram.”
Assim termina a Doña, residente na Espanha.
É claro que não faltou quem viu a declaração no jornal e ela logo se tornaria viral. Através da rede social do Twitter, foi um jornalista, com um usuário @pepelynx que se encarregou de divulgá-lo na plataforma.
Após tê-lo publicado, em menos de 1 dia sua mesma publicação teve mais de 6.000 retuítes. Mas o curioso do caso é que ele se tornou viral por ser direto e nítido ao se expressar.
É por isso que muitas pessoas o aplaudiram. Então você tem que ser honesto: se em algum momento, a mesma família e amigos que não estavam se apoiando e dando amor, por que eles têm que estar presentes na despedida?
São justamente as ações, aquela coragem de permanecer ao seu lado, mesmo quando há discórdias ou desentendimentos. Lealdade, carinho e respeito têm que prevalecer.
A mensagem que Dona Maria tenta nos dar é que as pessoas devem ficar até o fim. Não venha como uma surpresa nos últimos momentos da vida.
Muitos internautas podem não ter acreditado que fosse necessário fazer isso de maneira tão ousada, mas ao mesmo tempo se solidarizaram e acabaram concordando com Dona Maria.