Julianazati

10 Alimentos que você JAMAIS deve comer antes de dormir

Dormir com certeza deveria ser considerada uma das 7 maravilhas para o corpo, afinal, quem rejeita aquele sono gostosa enrolado com o cobertor que a gente mais ama? Ninguém, né?!

Mas, sabemos que na atualidade, a cada dia se torna mais comum, que durante o período da noite, devido a correria, nossa alimentação principal se dê na janta, e por esse motivo, acabamos por inserir alimentos nesse horário que podem não só ser prejudiciais ao nosso sono, como também ao nosso corpo.

É muito importante conhecermos como funciona o nosso organismo, e principalmente como seu regulamento muda de acordo com os horários do dia.

No período da noite, nosso metabolismo tende a desacelerar cada vez que sente que está mais perto do momento de repouso.

Por esse motivo, alguns alimentos mais pesados ou de grande energia devem ser evitados, a fim de não só garantir uma boa noite de sono, como também, garantir um funcionamento melhor para o corpo e evitar futuros problemas de saúde.

Hoje listamos 10 principais alimentos que você deve cortar da sua dieta noturna. Confira:

1. Frituras:

As frituras já são normalmente cortadas das dietas diurnas devido ao seu alto teor de gorduras negativas para o corpo, e antes de dormir devem ser evitadas ao máximo, pois não são fáceis de ser digeridas, causando um maior desconforto na hora de finalmente relaxarmos.

2. Carne Vermelha:

Assim como as frituras, a carne vermelha tem um alto tempo para se digerida, na verdade, é o alimento que mais demora para ser digerido de toda dieta! Além disso, por ser rica em proteínas e gordura, acaba por manter o corpo trabalhando de forma mais árdua, o que faz com o que não possamos relaxar e pode prejudicar na hora de pegar no sono.

3. Alimentos Picantes:

Esses tipos de alimentos contem em sua grande maioria compostos e aditivos que pode auxiliar a causar azia e refluxo.

Tendo em vista que ao descansar em sua maioria dos casos ficamos deitados, sem dúvidas não é indicado seu consumo logo antes dessa situação. Além disso, esses alimentos podem causar indigestão caso tenha um teor de ardência muito elevado.

4. Alho:

Assim como a comida picante, o alho pode ter propriedades que causam azia, e por esse motivo não é recomendado seu consumo antes de dormir. Pessoas que possuem o estomago mais fraco, refluxo ou são vulneráveis a ter essas complicações, devem eliminar esse tipo de tempero da sua noite.

5. Aipo:

O aipo é um conhecido das dietas rigorosas, uma vez que auxilia para perda de gordura.

Contudo, um de seus outros fatores pode prejudicar uma boa noite de sono, afinal, o vegetal é um alimento diurético, que pode significar que, comendo-o tarde da noite, você pode correr o risco de levantar inúmeras vezes para ir ao banheiro, e não há noite boa de sono assim. Fuja dessa alimento!

6. Salada de Frutas:

Pode realmente ser surpreendente ver esses alimentos na lista, contudo, o motivo é bem simples.

Esse alimento não irá te prejudicar, mas, por causa das frutas conterem uma enorme quantidade de água, esse alimento é considerado diurético, e assim como o aipo, pode te fazer visitar o banheiro muitas vezes na noite.

Uma dica, é que se caso queira comer uma fruta, opte por uma com menor quantidade líquidos e coma em pouca quantidade.

7. Sorvete:

Se você está tentando perder peso, ou lutando para não ganhar os quilinhos de volta, definitivamente o sorvete não pode ser ingerido durante a noite.

Esse alimento possui um alto teor de gordura e açúcar, se ingerido à noite, seu corpo não conseguira processar esses componentes e acabara por armazenar, o que te levara a engordar.

8. Álcool:

Embora essa bebida possa te fazer pegar no sono de forma rápida, ele não é capaz de manter o seu sono profundo, o que pode ocasionar diversos despertares, um sono agitado, dores de cabeças, desidratação e até refluxo.

Uma tacinha de vinho antes de dormir não faz mal, mas, uma quantidade maior pode te fazer penar a noite inteira.

9. Chocolate:

Assim como o sorvete e outros alimentos da lista, o chocolate possui uma alta taxa de açúcar e gordura, mas, o que o faz ser ainda mais nocivo a saúde, é o fato de possuir cafeína em sua composição.

Esse estimulante pode te fazer perder o sono, te tornando incapaz de se recuperar do cansaço do dia longo.

10. Café:

De longe se pode afirmar que esse é um dos maiores vilões dessa lista, se não o maior.

O café é uma bebida estimulante que nos mantem mais alertados e definitivamente acordados. Por esse motivo, bebidas como ele e que possuam em sua composição a cafeína, devem ser evitados ao máximo.

Caso seja um daqueles viciados em café, procure tomar essa bebida pelo menos oito horas antes de dormir, pois, esse tempo ajudara a substância a ser consumida e posteriormente não te prejudicara. Se quiser mesmo assim beber algo antes de dormir, opte por bebidas calmantes, como chás, leite quente ou suco de maracujá.

De fato, é muito difícil pensarmos em quais comidas podem nos prejudicar durante um momento que é tão precioso para recuperação do nosso corpo, mas, observando atentamente, podemos notar quais alimentos caem de forma mais pesada no nosso organismo, e assim, cortá-las pelo menos da nossa alimentação noturna.

Opte sempre por realizar lanches mais leves, ingerir frutas com menores quantidades de líquidos, não beber ou comer algo que possa conter substancias estimulantes, e se necessário, e ainda com todas as restrições, não conseguir dormir bem, procurar um especialista em sono e alimentação, para que assim possa te adequar uma melhor rotina.

Procure também realizar rotinas que te acalmem, evite permanecer assistindo no celular ou em outros aparelhos e comece a manter uma rotina específica para esse horário.

O sono é um dos nossos bens mais preciosos e precisamos nos atentar sempre em mantê-lo em dia e em boas condições, para que assim, nosso bem-estar esteja sempre em alta.

Deixe um comentário