Julianazati

10 Fatos Sobre a Educação Japonesa Que Você Com Certeza Vai Querer Ensinar Ao Seu Filho

A cultura do povo oriental sempre nos despertou fascínio e muito respeito. Algo que já percebemos já de cara que são disciplinados, responsáveis e determinados.

São virtudes maravilhosas! Por isso neste artigo, separamos uma lista sobre a educação japonesa para você por em prática com seu filho:

1ª Lição – Aprendendo a ter boas maneiras

Nas escolas japonesas as crianças aprendem primeiro como se comportar diante de tudo e todos. Até seus 10 anos de idade eles são ensinados a respeitar os outros, os animais e o meio em que vivem. Aprendem a ter respeito, coragem, compaixão e empatia.

Eles fazem este intensivão de formação de bom caráter até a 4ª série para depois serem apresentados ao abecedário japonês.

2ª Lição – Começam a estudar quando a cerejeira floresce

Em abril as cerejeiras começam a florescer com toda sua beleza. É nesta época que os pequenos alunos também florescem para a nova etapa em sua vida: estudar.

O ano escolar dos japoneses é dividido em três trimestres e tem 6 semanas de férias durante o verão, ou seja 1 mês e meio. E tem pausas durante a primavera e inverno de duas semanas.

3ª Lição – Limpeza da escola: alunos dispostos

Aqui tem a lição de responsabilidade desde cedo. Poucas escolas japonesas contratam funcionários externos para a faxina da instituição de ensino. São os próprios alunos que fazem esta tarefa.

Os japoneses acreditam que esta interação e trabalho os ensina a trabalharem em equipe, um ajudando o outro.

4ª Lição – Almoço padrão servido na sala de aula

Os professores não ligam para a sujeira e bagunça na hora dos estudantes se alimentarem. Além de seu cardápio ser equilibrado e saudável feito por chefs especialistas em saúde, comem todos juntos na sala de aula.

Isso cria laços positivos de carinho, respeito e confiança entre os alunos e os professores.

5ª Lição – Oficina depois da aula

No Japão é normal as crianças participarem de aulas extracurriculares depois das aulas normais. São como se fosse um preparatório para o que virá, uma oficina escolar.

Dificilmente um aluno reprova durante a escola primária ou secundária. Eles estudam 8 horas por dia, também lecionam em feriados e fins de semana. Por isso são os primeiros do mundo na tecnologia!

6ª Lição – A cultura japonesa valorizada

O nome da caligrafia japonesa chama-se Shodô e sua escrita é feita através de uma escova de bambu mergulhada em tinta para escrever as palavras em papel arroz.

O Haiku é uma forma de poesia empregada nas escolas. De entendimento fácil e significado muito profundo, ensina os alunos a ter muito respeito a sua cultura e tradições.

7ª Lição – Uniforme é obrigatório mesmo!

O uniforme para as meninas é um traje em estilo militar e o dos meninos, estilo de marinheiro. Esta metodologia consiste em trazer um unidade social e formar o senso comunitário entre os alunos.

8ª Lição – Quase ninguém falta às aulas

Parece impossível aos olhos humanos, mas aqui, isto existe! No Japão, 99,9 % dos alunos não faltam às aulas. E além de irem, não ficam desatentas, cerca de 91% dos alunos dizem que ouvem os professores com atenção. Vai ter esta sorte aqui no Brasil!!

9ª Lição – A prova decisiva

Findando o ensino médio, os estudantes se preparam para o Mortal Kombat final da escola… a única prova que irão fazer vai determinar  qual faculdade eles irão escolher.

E 76% dos alunos continuam estudando após o ensino médio. Esta prova é um divisor de águas para a vida do estudante, conhecida também entre eles como inferno de exames, vixx!

10ª Lição – Faculdade: melhores anos da vida!

Logo depois de passar pelo inferno da prova tão temida, eles ganham um descanso para se recuperar dos traumas kkk. E o ingressar na faculdade é considerado para eles as férias antes do período de começar a trabalhar. Quanta diferença…

Deixe um comentário