Julianazati

10 Fertilizantes caseiros para plantas, simples e baratos

São muitos os itens de uso diário que você pode encontrar na sua cozinha e em outros locais da casa, que podem ser usados ​​como composto caseiro para plantas. Veja 15 fertilizantes caseiros para suas plantas:

1. Água do aquário

Regue suas plantas com a água do aquário retirada do tanque de peixes ao limpar. Obviamente, use apenas água doce, não use água de um tanque de peixes de água salgada.

50% dos resíduos de peixes (urina e matéria fecal) são nitrogênio na forma de amônia (NH3), que é então convertido pelas bactérias no tanque de peixes em nitritos e depois em nitratos NO3, que é a maneira que as plantas fazem o melhor uso do azoto.

2. Bananas podres e cascas de bananas

Essa fruta não é apenas saborosa e saudável para nós, humanos, mas também muito benéfica para as plantas. Ao plantar tomates, por exemplo, enterre as cascas de banana no buraco ao lado do tomate.

À medida que o tomate cresce, enterre as bananas ou cascas de banana na camada superior do solo. Isso fornecerá o potássio de que as plantas precisam para um crescimento adequado.

3. Melaço de cana

O melaço preto é uma excelente fonte de muitos nutrientes de que as plantas necessitam. Isso inclui carbono, ferro, enxofre, cálcio, manganês, potássio, cobre e magnésio.

Mas, o que o torna um ótimo composto caseiro para plantas é que ele alimenta bactérias e microorganismos benéficos, que mantêm o solo e as plantas saudáveis.

Para compostar o melaço, misture com outro composto. Uma boa combinação para usar é dissolver 1 colher de sopa de melaço preto em 4 litros de chá de sua preferência.

4. Borra de café usada

O pó de café usado contém aproximadamente 2% de nitrogênio, 0,3% de ácido fosfórico e quantidades variáveis ​​de potássio (geralmente menos de 1%).

O pó de café é particularmente útil para plantas como mirtilos, azaléias, rosas, camélias, abacates e muitas árvores frutíferas. Recomendo que você deixe o café secar e espalhe levemente ao redor das plantas.

5. Água de alimentos cozidos

Muitos nutrientes diferentes são liberados na água em que os alimentos são cozidos.

A água usada para ferver batatas, ervilhas, vegetais, ovos e até massas pode ser usada como composto caseiro para plantas. É muito importante que esta água seja utilizada apenas para ferver vegetais e não tenha gordura nem sal.

Lembre-se de deixar a água esfriar antes de colocar na planta.

6. Farinha de soja

A farinha de soja é um excelente composto doméstico. Possui 7 de Nitrogênio, 2 de Fósforo e 1 de Potássio.

Para usar como fertilizante, devemos ter o cuidado para aplicar no solo 2 semanas antes de transplantar nossas plantas. O problema com o farelo de soja é que, durante sua decomposição, ele libera inibidores do crescimento das plantas (fitotoxicidade)

Mas se permitirmos que 2 semanas, o efeito fitotóxico desaparece. Para usar como composto caseiro para plantas, basta espalhar uma fina camada de farinha de soja e mexer nos primeiros 2 cm do solo.

7. Cascas de ovo

A casca do ovo contém cerca de 40% de cálcio, 1% de nitrogênio, cerca de meio por cento de ácido fosfórico e outros oligoelementos que os tornam um fertilizante prático.

O cálcio é um nutriente essencial para as plantas que desempenha um papel crítico na fabricação e no crescimento celular.

O crescimento das plantas removem grandes quantidades de cálcio do solo, e o cálcio deve ser reabastecido, portanto, essa é a maneira ideal de “reciclar” a casca do ovo. Basta moer e colocar no solo de seu jardim.

8. Cascas de cebola

Não jogue fora as cascas de cebola, use para criar um fertilizante caseiro de potássio para plantas. As cascas de cebola aumentarão a resistência das plantas a doenças, maior crescimento, caules mais fortes e melhor rendimento e produtividade.

Este composto de casca de cebola também é rico em cálcio, ferro, magnésio e cobre. Para fazer isso, pegue 2-3 punhados ou uma tigela de cascas de cebola e mergulhe em 1 litro de água pelas próximas 24 horas.

A água ficará colorida e engrossar, coe em uma jarra. Seu fertilizante de chá de casca de cebola está pronto. O ideal é fertilizar suas plantas 3-4 vezes por mês.

9. Folhas de chá usadas

Você pode espalhar folhas de chá usadas em torno de suas plantas. O uso de folhas de chá como composto caseiro para plantas não só vai nutrir a planta, mas ajudará a melhorar a estrutura do solo, aumentando a retenção de umidade e utilizando em grandes quantidades, evitando sua proliferação erva daninha.

A utilização de folhas de chá utilizadas como composto para plantas é uma forma ecológica de aproveitar esse resíduo, uma vez que fornece matéria orgânica para aumentar a drenagem enquanto mantém a umidade, aumentando os níveis de oxigênio e mantendo a estrutura do solo para um jardim mais bonito.

10. Leite em pó

Se por algum motivo seu leite estragar ou ultrapassar a data de validade, não se preocupe! Você pode usar para fertilizar o seu jardim. O leite é uma boa fonte de cálcio e esta é uma das principais razões pelas quais o leite é um bom composto caseiro para as plantas.

A podridão comumente observada em abóbora, tomate e pimentão, é causada por uma deficiência de cálcio. Fertilizar as plantas com leite garante que elas receberão umidade e cálcio suficientes. O leite contém proteínas benéficas, vitaminas B e açúcares, todos muito bons para as plantas, porque melhoram a saúde geral e o rendimento das colheitas.

O interessante sobre esses nutrientes presentes no leite é que eles são uma fonte de alimento para microrganismos benéficos do solo. Em outras palavras, esses nutrientes ajudam a aumentar a população desses microrganismos e, consequentemente, a melhorar a qualidade do solo.

Deixe um comentário