Julianazati

10 Plantas que atraem libélulas para controlar a quantidade de mosquitos

Os mosquitos são insetos que costumam causar grande incômodo em nossas casas. Para controlá-los, você pode ter essas plantas em sua casa.

Na natureza, as libélulas desempenham um papel muito importante como predadoras no controle da população de mosquitos. As libélulas não só devoram os mosquitos na idade adulta, como começam a fazê-lo assim que se tornam larvas, isso ocorre na água.

Um estudo descobriu que as larvas da libélula podem desempenhar um papel importante na regulação do mosquito. Na idade adulta, esses insetos comem até 100 mosquitos por dia.

Atrair libélulas para o seu jardim requer o plantio de algumas plantas. Essas plantas podem ser flores que atraem presas para libélulas, portanto, estas chegarão indiretamente.

1. Suzana-Dos-Olhos-Negros (Thunbergia alata)

A Suzana-dos-olhosnegros geralmente atrai borboletas e outros polinizadores. Estas flores amarelas brilhantes vivem cerca de dois anos em climas quentes e morrem assim que o inverno chega com temperaturas mais frias.

Estas flores podem ser adaptadas a quase qualquer tipo de solo e requerem muita luz solar e rega regular para florescer.

2. Roseira-leiteira (Asclépia-do-brejo)

As flores rosas produzidas por esta planta são realmente atraentes para libélulas, borboletas e vespas. Esta planta cresce melhor em áreas úmidas, portanto, é preferível tê-las em um local com chuvas abundantes.

3. Erva daninha roxa Joe-Pye (Eupatorium purpureum)

Esta bela planta produz flores roxas que podem durar do verão ao outono. As flores atraem borboletas, que por sua vez atraem libélulas. Essas plantas crescem em solos úmidos e suas flores transmitem um perfume de baunilha.

4. Salvia nemorosa

Suas flores roxas são uma grande atração para pequenos insetos. Essas flores amam o sol, mas também podem florescer em locais parcialmente ensolarados. Depois de cultivada, esta planta não precisa de muita água e pode resistir a condições difíceis.

5. Milefólio, erva-dos-carpinteiros (Achillea millefolium)

Esta planta selvagem produz um grande número de flores que servem como foco de atenção para diversos insetos, libélulas e borboletas. É uma bela planta que cresce com ótima exposição ao sol e é fácil de plantar.

Adicionar um lago ao seu jardim permitirá que você tenha mais variedades de plantas. As libélulas vivem cerca de dois meses na água, portanto, se você tiver um lago perto de sua casa, é quase certo que esses insetos vão caçar, se reproduzir e se divertir.

6. Batata-de-índio (Sagittaria latifolia)

Esta planta cresce debaixo d’água até uma altura de quase um metro. Geralmente, essas plantas são úteis para as libélulas colocarem seus ovos.

A maneira mais fácil de plantar é colocar o caule da planta no solo sob a água na primavera. Uma vez que as plantas tendem a flutuar na água, a planta pode ser ancorada ao solo usando pedras.

7. Aipo selvagem (Vallisneria americana)

O aipo selvagem ou aquático oferece excelentes condições de vida para as libélulas. A planta fica totalmente submersa e cresce até a superfície da água onde as libélulas podem colocar seus ovos. 

Para plantá-las corretamente, você deve ter cuidado para não quebrar o caule da planta ao enterrá-la no solo subaquático.

8. Equisetum fluviatile

É uma planta aquática, mas também pode crescer fora da água. As larvas da libélula usam essas plantas para subir à superfície da água a partir do fundo do tanque, uma vez que atingem a idade adulta. Eles são fáceis de crescer, seja em pleno sol ou em parte do sol.

9. Typha latifolia

Essas plantas são fortes e adoram lugares com muita luz. Uma vez crescidas, elas são fáceis de transplantar de um local para outro.

10. Nenúfar (Nymphaeaceae)

Plantas flutuantes como essa são perfeitas para armazenar ovos de libélula. Além disso, elas adornam perfeitamente um ambiente amigável.

Essas plantas são de grande ajuda para atrair insetos inofensivos, como borboletas, que por sua vez atraem libélulas, portanto, esses predadores podem ser uma ótima alternativa para combater os mosquitos.

Deixe um comentário