Julianazati

10 Plantas Que Purificam o Ar Da Sua Casa

As plantas provam ser um elemento benéfico em relação à qualidade do ar que respiramos. O princípio da descontaminação é baseado na troca de gases. 

As substâncias nocivas presentes no ar são absorvidas pelas plantas graças às suas folhas e são transformadas em matéria orgânica ativa graças ao sistema radicular.

As plantas emitem dióxido de carbono mais saudável do que absorvem e, assim, melhoram a qualidade do ar interno dos ambientes e melhoram o nível de oxigênio. Esse mecanismo, também chamado de “transpiração”, melhora a taxa de umidade interna.

Cada planta tem suas próprias qualidades e, portanto, pode ser escolhida de acordo com as preferências e necessidades de cada pessoa e cada cômodo da casa onde você deseja localizar.

Obviamente, quanto mais a planta cresce e se desenvolve, melhores são seus efeitos no ar.

Muitas plantas desempenham um papel decisivo neste processo e foi demonstrado que apenas uma a cada 10 m² melhora significativamente a pureza do ar. Além disso, eles dão vida e cor aos seus ambientes, tornando mais agradáveis.

O impacto na saúde pode ser variado e varia desde uma simples irritação na garganta até desconforto gastrointestinal ou sistema respiratório.

Vamos conhecer 10 plantas que podem tornar o nosso clima interior muito mais saudável e ao mesmo tempo mais harmonioso.

1) Fícus: 

Esta planta que ao longo do tempo se torna uma pequena árvore com folhas brilhantes e perenes, absorve principalmente formaldeído, xileno e amônia presentes em detergentes. Também atua na fumaça de cigarro, desodorantes e vernizes.

Os fícus conseguem em um único dia eliminar metade do formaldeído contido em uma sala e isso é muito importante porque é um dos compostos tóxicos que está mais presente dentro das casas.

É uma bela árvore que parece boa em qualquer ambiente, mas devemos ter o cuidado, é importante sempre colocar em um lugar onde ela receba muita luz, mas não luz solar direta.

Se é uma das plantas mais vendidas, é precisamente graças ao seu efeito decorativo. Esta planta se adapta muito bem ao interior de casas e apartamentos. Não precisa de muito cuidado apenas uma rega adequada sempre que notar a superfície da terra seca.

2) Philodendron: 

Esta planta decorativa absorve principalmente pentaclorofenol, que encontramos particularmente em pesticidas e formaldeído, um composto que é usado na fabricação de plásticos.

Ambos os elementos também podem ser encontrados em materiais usados ​​para fabricar móveis, em colas e vernizes e tintas.

Esta planta gosta de umidade e até sobrevive perfeitamente em um banheiro.

Você vai adorar suas folhas grandes e brilhantes, bem como sua manutenção simples. É basicamente uma planta interna que precisa de luz, mas não de sol direto.

3) Gérbera: 

Esta flor se assemelha a uma margarida gigante com cores brilhantes e intensas. Elas são bonitas! E apenas um ou dois em um vaso de vidro alto e parecem maravilhosos em qualquer mesa, peça central ou onde quer que você queira colocar.

Mas não só tem um efeito decorativo, porque esta flor de cores quentes vem de uma planta depurativa que podemos manter por muito tempo recebe os cuidados necessários.

Absorve quase todas as substâncias tóxicas, óleos essenciais, desodorantes e incenso.

Embora seja uma planta que precisa de muita luz, você pode colocar em qualquer ambiente.

4) Samambaia: 

É uma das plantas internas mais eficazes para remover substâncias tóxicas do ar. Possui uma grande capacidade de absorção e eliminação da maioria dos produtos que são utilizados para manutenção e limpeza da casa.

Tem uma folhagem abundante que elimina particularmente o formaldeído.

As samambaias são plantas decorativas que são atraídas pela luz e precisam de irrigação regular porque são plantas puramente tropicais, típicas de ambientes úmidos. Eles se desenvolvem melhor com temperaturas que variam entre 10° e 20°.

5) Azaleia: 

Esta planta bela é excelente para combater a amônia, então os melhores lugares que você pode atribuir são a cozinha e o banheiro. A amônia é encontrada particularmente em detergentes e produtos desengordurantes.

As azáleas devem estar localizadas longe do calor intenso e é importante manter o solo sempre úmido com rega frequente, mas não abundante. As azáleas não devem receber sol direto, mas muita luz.

6) Areca- bambu: 

Esta pequena palmeira é uma das favoritas por todos e é, sem dúvida, ideal para uma grande sala, um quarto e também fica bonita em escritórios.

Felizmente, esta planta decorativa também ajuda a purificar o ar. Absorve xileno e formaldeído, bem como tolueno perigoso. É ideal para amônia e formaldeído.

Tem uma aparência elegante, pode atingir entre 1,5 me 2, 50 m de altura, umidifica o ar e necessita de aproximadamente 22°C para atingir seu esplendor máximo.

7) Calathea: 

A Calathea tem uma folhagem única e original que purifica o ar de uma infinidade de substâncias mais ou menos tóxicas.

Esta planta decorativa não precisa de muito cuidado e apenas colocando num local claro e regando um pouquinho todos os dias, será suficiente para você ter uma planta de purificação em sua casa, seu quarto ou seu escritório.

O principal encanto desta planta é o seu ritmo dia-noite, as suas folhas se dobram durante o dia e recuam quando a tarde cai.

Tem folhas finas e onduladas que lembram as penas do pavão, que é precisamente o seu apelido.

8) Antúrio: 

Essa é uma planta de interior por excelência que também tem a propriedade de purificar o ambiente de substâncias químicas, particularmente; aqueles encontradas em detergentes como a amônia.

É ideal para colocar em cozinhas ou banheiros.

Tem longas folhas verdes e brilhantes e dessas surgem outras que são uma espécie de flor chamada “espatas”, cores vivas entre as quais encontramos vermelho, laranja e amarelo.

É uma planta típica da selva de Guatemala e Costa Rica onde cresce à sombra de outros de tamanho maior, para que desenvolva precisa de um lugar luminoso, sem sol direto e ao mesmo tempo regando abundante, mas sem excesso.

9) Hedera: 

Esta é uma planta ideal para obter resultados em um curto período de tempo, porque cresce rapidamente, desde que a mantenha longe do sol direto ou fontes de calor, além de receber água suficiente a cada dois dias.

É eficaz para absorver o benzeno e purificar o ar saturado de plástico. Hedera é capaz de eliminar quase 90% do benzeno presente em uma sala. 

Ele gosta de espaços frescos com sombras e se você quiser manter uma folhagem compacta e densa, você deve podar com frequência.

10) Cróton: 

Esta é uma planta nativa do Pacífico e sua principal virtude em relação à purificação do ar é o seu poder de absorver o formaldeído.

Suas folhas coloridas e únicas não passam despercebidas e são ideais para decorar ambientes rústicos e modernos.

Esta planta requer alguns cuidados, como a transferência para recipientes de acordo com seu tamanho, exposição intermediária à luz e quantidade suficiente de água com boa drenagem.

Tenha cuidado! Esta planta é tóxica e não devemos permitir que crianças pequenas se aproximem dela. Até mesmo, recomendamos o uso de luvas para manipular essa planta.

Deixe um comentário