Julianazati

12 Variedades de suculentas que são muito fáceis de cuidar

Se você tem pouca experiência ou pouco tempo para se dedicar às suas plantas, essas variedades de suculentas serão ideais para você.

Viver em um ambiente com plantas tem múltiplos benefícios que nos ajudam a adotar um estilo de vida mais saudável: purificam o ar, reduzem a eletricidade estática e melhoram o humor.

As suculentas armazenam água em suas folhas, caules e raízes, portanto, requerem muito menos água do que outras plantas e podem sobreviver em ambientes áridos e secos do que outras variedades inabitáveis.

Existe uma grande e bela variedade de suculentas, ideais para decorar e encher de vida os recantos da sua casa. Se você tem pouco tempo para se dedicar às suas plantas ou tem pouca experiência no cultivo delas, estas são as mais fáceis de cuidar:

1. Haworthia fasciata

Este tipo de suculenta pode viver perfeitamente em interiores, pois necessita de locais mais frescos e secos e não necessita de muita luz para se desenvolver rapidamente.

2. Orelha-de-gato

Uma suculenta ideal para iniciantes: não necessita de muita água, resiste a muitos dias de abandono e pode ficar tanto em ambientes internos como externos.

3. Portulacaria afra variegata

Outra suculenta muito fácil de cuidar que prefere crescer a pleno sol e pode resistir a curtos períodos de seca. Lembre-se: se perder folhas, deve-se aumentar a rega, mas evite o excesso de água porque também pode murchar.

4. Babosa / Aloe Vera

No solo do jardim é uma planta muito resistente que não necessita de muitos cuidados, e em vaso pode ficar entre duas a três semanas sem qualquer tipo de rega. 

É uma planta aliada com propriedades benéficas quando aplicada na pele, como calmante de pequenas queimaduras ou irritações.

5. Planta jade

É conhecida também como “Crassula ovata” devido à sua grande resistência. Tolera os dois extremos: rega excessiva e seca. Ela pode se adaptar à pouca luz, mas se você quiser desfrutar de sua bela floração, o sol direto ajudará.

6. Aeonium gomerense

Sem dúvida, uma das suculentas mais resistentes. Pode suportar mais de um mês sem regar e, se começar a murchar, recupera rapidamente.

7. Rabo-de-burro

Conhecido como “burrito” ou “rabo de burro”, é uma suculenta muito fácil de manter, podendo tolerar um pouco de rega em excesso e também algum abandono.

8. Graptosedum “Vera Higgins”

Esta planta é perfeita para o ar livre, uma vez que a sua típica tonalidade avermelhada é preservada ao sol. Suas folhas grossas e carnudas armazenam grande quantidade de água, por isso precisa de pouca água e tolera épocas de seca.

9. Espada-de-são-jorge

Esta suculenta é muito decorativa e ideal para ter dentro de casa. Necessita de pouca luz e pouca rega.

10. Dedinho-de-moça

Uma suculenta muito apreciada em vasos e arranjos de flores, pois gosta de interiores e sombra. É muito fácil de replantar, por estacas ou por folhas.

11. Planta fantasma

Suas folhas armazenam uma grande quantidade de água de reserva e, portanto, toleram a seca e o excesso de água. Reproduz-se facilmente a partir de qualquer folha que caia no chão.

12. Cacto Dedal

Uma suculenta com uma textura exótica e diferente, que se espalha facilmente e é muito tolerante à seca.

Compartilhe suas dicas de cuidados suculentas nos comentários.

Deixe um comentário