Recentemente as abelhas foram declaradas o ser vivo mais importante do planeta pela simples razão de que são a base da cadeia alimentar animal e humana.
O alerta sobre sua possível extinção mundial tem enfatizado a necessidade de se criar novas estratégias para salvar esses insetos polinizadores que são afetados por desmatamentos massivos, mudanças de temperatura, agrotóxicos e falta de flores.
Jardim de plantas polinizadoras: Uma oportunidade para as abelhas
Este último ponto é onde nós, como indivíduos e como parte de uma comunidade ecológica, podemos assumir nosso papel para ajudar em uma ação simples: a construção de um jardim com plantas polinizadoras.
Você não precisa de um grande espaço para cultivar as flores ou plantas polinizadoras que fazem parte do trabalho de manter a produção de alimentos das abelhas em equilíbrio, uma pequena horta em sua casa ou um jardim são opções simples e muito econômicas.
Os grandes terrenos que antes eram povoados por flores, plantas ou árvores, são agora novos edifícios, campos agrícolas repletos de produtos químicos ou simples paisagens cinzentas que têm dificultado a ação polinizadora das abelhas.
Um jardim com plantas polinizadoras pode fazer a diferença nesta cadeia de trabalho que no final traz recompensa e benefícios para todos.
Esta é a lista das 15 plantas polinizadoras que você deve ter em casa:
1. Phacelia tanacetifolia
Esta flor pode ser plantada durante os meses de janeiro e maio, é muito resistente ao frio e cresce em locais com pouco sol. Você só precisa ter certeza de que tem um vaso fundo o suficiente para a planta crescer o tempo que for necessário para florescer.
2. Calêndula
Esta flor é ideal para crescer na horta e até no vaso na sua bancada. Você pode plantá-la em abril para que comece a florescer em junho ou no início de novembro.
3. Trifolium resupinatum
O outono é a época ideal para cultivar esta flor peculiar. Os locais ensolarados são ideais para esta flor.
4. Chirívia
Além de produzir um tubérculo muito parecido com a cenoura, mas com um sabor diferente, essa planta produz pequenas flores que são ideais para as abelhas. A sua semeadura pode ser feita no início da primavera e mantém-se bem em locais frescos.
5. Alecrim
Usado em muitos remédios naturais e em dicas de beleza, o alecrim também é uma planta polinizadora por excelência. É ideal para pomares e hortas caseiras porque pode ser colocado num vaso onde o sol bate diretamente e pode ser cultivado em qualquer época do ano.
6. Tomilho
Você deve manter esta flor longe da umidade e deve cultivá-la em climas temperados, que são muito bons para ajudar a florescer, e pode ser plantada durante todo o ano.
7. Cominho
Com flores muito pequenas e comprimento adequado para pequenos vasos com pouca terra. Você precisará plantá-la no final do inverno para que floresça na primavera.
8. Lavanda
Esta flor pode ser plantada durante o outono ou início da primavera, ela deixará um cheiro suave e muito agradável onde for colocada, além de ser fácil para ela florescer nos jardins domésticos.
9. Funcho
Outra flor com tubérculo que funciona perfeitamente para fazer um guisado caseiro. Esta planta deve ter um bom espaço para crescer e receber bastante sol. Você pode semear durante fevereiro e março na estação fria.
10. Malva
Esta linda flor é uma ótima decoração natural, mas você deve conseguir um grande espaço porque geralmente crescem até cerca de dois metros. Plante no início da primavera para que possa vê-lo florescer rapidamente.
11. Tagetes
Como uma variante do calêndula, o calêndula tem bordas mais avermelhadas e sobrevive facilmente em paisagens urbanas. Você pode plantar antes do início do outono e na primavera para desfrutar de suas flores nos próximos meses.
12. Melilotus officinalis
Esta flor polinizadora tem uma boa adaptabilidade aos climas e terrenos da sua horta. Dá um aspecto muito bom aos jardins que estão um pouco abandonados e que precisam de plantas compridas que dêem folhagem. Você pode plantar no outono ou no início da primavera.
13. Hedysarum coronarium
Para esta planta em particular, você precisa de solo profundo, clima temperado e muito cuidado. Tem vida curta porque é uma leguminosa, por isso seu cultivo deve ser mais especial e cuidadoso.