14 Pesticidas ecológicos caseiros para plantas

Você está visualizando atualmente 14 Pesticidas ecológicos caseiros para plantas

Para quem quer cultivar seus próprios alimentos, flores, plantas medicinais, pode usar sua varanda, seu jardim ou uma horta, o importante é começar! 

Para te ajudar a facilitar seu trabalho, abaixo você tem algumas “receitas” para poder fazer pesticidas 100% orgânicos, que vão te ajudar a afastar insetos indesejados, com total respeito ao meio ambiente. Também recomendo que você veja as plantas que você pode plantar no jardim e que irão te ajudar a controlar as pragas.

É importante ter em mente que repelentes de insetos devem ser usados ​​após a queda da flor.

Inseticidas caseiros para plantas

1. Inseticida de alho

O alho é um poderoso repelente natural para insetos, capaz de afastar muitos insetos de nosso jardim. Para preparar o nosso inseticida, amasse no liquidificador uma cabeça de alho com um pouco de cravo, junto com dois copos d’água para obter um composto bem homogêneo. 

Deixe descansar por um dia e depois misture 3 litros de água. A mistura obtida pode ser vaporizada diretamente nas folhas das plantas. A infusão de alho também é bastante eficaz no combate aos pulgões.

2. Fungicida do leite

Existem muitas formas de combater os fungos, umas melhores que outras, mas com este remédio caseiro (além de barato) e ecológico teremos uma grande arma para os combater e prevenir.

3. Armadilhas para combater moscas

Para combater a mosca vamos usar um princípio muito simples que é que muitos insetos são atraídos pela cor amarela, essa é a base das armadilhas cromáticas que sabendo que eles são irresistivelmente atraídos por essa cor, podemos sempre pegá-los com materiais aderentes como cola, mel, etc…

4. Remédios ecológicos para caracóis e lesmas

Para quem tem plantas ao ar livre e principalmente para quem tem jardim, caracóis e lesmas costumam ser um dos maiores problemas que devem enfrentar, tanto porque comem as folhas (que é o menos grave), mas principalmente porque até brotos recém-plantados plantas, você pode nos deixar um simples caule de tal forma que aquela planta não terá mais futuro.

Como sempre em questão de remédios caseiros, o ideal é aplicar quando caramujos e lesmas virarem praga, se tivermos poucos caramujos e o dano não for muito grave, minha recomendação é não fazer nada.

5. Chá de urtiga

Quantas vezes você tocou acidentalmente em uma folha de urtiga e teve aquela sensação irritante de coceira? Bem, a urtiga pode não ser tão irritante quando se torna uma grande aliada para suas plantações. 

Calce um par de luvas grossas e apanhe um pouco de urtiga (500 g). Coloque em um balde e cubra com 5 litros de água, deixe descansar por pelo menos uma semana e você terá seu novo fertilizante líquido 100% orgânico.

6. Inseticida de tomate

As folhas de tomate são ricas em alcalóides, excelente repelente para pulgões, vermes e lagartas. 

Encha duas xícaras com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe descansar por pelo menos uma noite e dilua a mistura em dois copos de água.  Você pode pulverizar spray de tomate nas plantas. Mantenha-os longe dos animais de estimação porque pode ser tóxico para eles.

7. Ovos

As cascas de ovo são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Têm um duplo benefício, podem ser usados ​​como fertilizante ou como repelente, em pedaços ou moídos. Amassado, polvilhe o pó na base das plantas, ou em pedaços, criando uma espécie de anel na base da planta: esta barreira pode afastá-los dos caracóis e de algumas lagartas.

8. Inseticida de pimenta

A pimenta é um repelente natural contra pragas. Para preparar o spray, bata de 6 a 10 pimentas (qualquer tipo) com dois copos d’água no liquidificador em velocidade alta por 2 minutos. 

Deixe a mistura durante a noite. No dia seguinte, filtre e adicione um copo de água. Despeje o líquido no pulverizador.

9. Amigos nematóides

Eu sei que pode parecer estranho, mas existem minhocas amigáveis ​​para o seu jardim. Frequentemente, para controlar a população de algumas pragas, outras pragas são necessárias. 

Este tipo de nematóide bom é capaz de matar muitas das pragas em seu jardim ou pomar, incluindo besouros. Pode ser adquirido em lojas especializadas.

10. Elimine ervas daninhas com jornais

Aqui está um truque para eliminar ervas daninhas em seu jardim urbano ou lote de terreno sem usar herbicidas ou produtos químicos tóxicos, portanto, não iremos prejudicar nossa terra. Com alguns jornais, um pouco de trabalho, sem manutenção vamos conseguir um terreno de melhor qualidade e sem mato.

Como vimos, você pode fazer muito para preservar suas plantações sem o uso de produtos químicos e poluentes. Mais uma vez, é a natureza que nos dá as soluções para os problemas.

11. Óleo de laranja cítrico

Misture três colheres de sopa de sabonete líquido orgânico com 30 ml de óleo de laranja e adicione quatro litros de água. Pulverize as plantas, você pode aplicar diretamente em formigas e baratas.

12. Sulfato de magnésio

Seu nome mais comum é sal de Epsom. Você pode espalhar nas plantas, ele também fornecerá nutrientes como nitrogênio, fósforo ou enxofre. Você também pode misturar uma xícara de sal em 20 litros de água para usar com um borrifador.

13. Cebola

Misture 3 cebolas com água no liquidificador. Você pode colocar a mistura em uma jarra com água e deixar descansar durante a noite. Coe e está pronto para aplicar nas suas plantas. Para o tratamento de pragas de ácaros, mosca e pulgões.

14. Absinto

Uma planta medicinal e  também um inseticida natural. Isso fará com que os animais vão embora para o seu jardim ou pomar. 

Semeado em sua horta ou jardim, é um remédio natural, ácaros e lagartas nas plantações de milho. Também podemos preparar e pulverizar outras plantas com pragas para combatê-las. Desta forma, é válido para ácaros, moscas, pulgões e também para formigas. Amasse 250 g de absinto fresco em 1 litro de água em um recipiente parcialmente coberto por uma semana. Coe e pulverize as áreas afetadas.

Deixe um comentário