Julianasoares

27 Melhores plantas internas para enfeitar seu espaço

Quer se trate de uma sala espaçosa ou de um espaço pequeno, como o corredor ou o banheiro, incluímos uma planta interna para cada ambiente. Veja abaixo as melhores opções.

1. Araucária-de-norfolk

Embora seja mais popular durante o Natal, este pinheiro fica lindo o ano todo com suas folhas finas em forma de agulha. Esta árvore é na verdade uma planta tropical originária da Ilha Norfolk (daí o nome), por isso prefere temperaturas entre 18 e 23 graus e pode prosperar em alta umidade.  Essa planta interna prospera com luz indireta média brilhante, mas aprecia algumas horas de sol direto.

  • Água: A cada 1-2 semanas
  • Luz: luz indireta média
  • Temperatura: 18º – 23ºC

2. Palmeira-gato (Chamaedorea cataractarum)

Adicione um toque tropical a qualquer espaço com esta pequena palmeira, originária das florestas tropicais do México e da Guatemala. As folhas verdes adoram luz indireta, mas as folhas delicadas podem queimar sob a luz solar direta. 

Como a rega excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes, é melhor regar a palmeira do gato apenas quando cerca de um centímetro da parte superior do solo estiver completamente seco. Como o nome pode sugerir, esta palmeira não é tóxica para gatos (e outros animais de estimação).

  • Água: A cada 1-2 semanas
  • Luz: Luz indireta
  • Temperatura: 21º – 31ºC

3. Dracena massangeana

Originária da África, esta planta de casa exuberante é conhecida por seus caules grossos e folhas longas e verdes claras. Embora prefira luz indireta, pode tolerar pouca luz, o que o torna uma escolha versátil para ambientes internos. A planta exige baixa manutenção e se contenta em regas uma vez por semana ou quando o solo estiver um pouco úmido ou ligeiramente seco.

  • Água: A cada 1-2 semanas
  • Luz: Luz indireta
  • Temperatura: 18º – 32ºC

4. Limoeiro

Dependendo da estação, a árvore produzirá lindas flores brancas ou limões. Um limoeiro de interior terá melhor desempenho com 8 a 12 horas de luz direta de uma janela voltada para o sul ou sudoeste. Deixe o limoeiro secar completamente entre as regas e fique à vontade para borrifar água ocasionalmente.

  • Água: A cada 1-2 semanas
  • Luz: Sol pleno
  • Temperatura: 10º – 30ºC

5. Ave do Paraíso (Strelitzia)

Nativa da África do Sul, esta planta de casa tropical é popular por suas folhas grandes e flores exóticas que variam em cor do branco ao laranja. A ave do paraíso, semelhante em aparência a uma bananeira, pode crescer mais de um metro e oitenta de altura dentro de casa, portanto, certifique-se de ter bastante espaço para suas folhas se espalharem. A planta tropical prospera sob luz indireta e deve ser regada assim que o solo estiver completamente seco.

  • Água: A cada 1-2 semanas
  • Luz: Luz indireta
  • Temperatura: 18º – 26ºC

6. Árvore do Dinheiro (Pachira Aquatica)

Pachira prospera em regiões mais úmidas. Pode tolerar rega excessiva se houver boa drenagem e apreciar luz indireta. Normalmente você a encontrará sendo vendida com um tronco trançado sob o nome de “árvore do dinheiro”.

  • Água: 1-2 vezes por semana
  • Luz: Luz brilhante e indireta
  • Temperatura: 18º – 32ºC

7. Seringueira (Ficus elastica)

Essa beleza alta e resistente vem em muitas variedades, desde folhas tricolores e variegadas até folhas quase pretas. Coloque a sua em um local com luz indireta e regue cerca de uma vez por semana sem encharcar.

Água: Semanalmente
Luz: luz indireta
Temperatura: 15º – 30ºC

8. Palmeira Areca (Dypsis lutescens)

Também conhecida como palmeira bambu, é a escolha perfeita para casa por suas folhas arqueadas que apresentam mais de 100 folhetos em cada uma. Mantê-las em ambientes úmidos e perto de uma janela ensolarada irá ajudá-las a crescer.

Água: Semanalmente
Luz: Sol pleno ou luz forte e indireta
Temperatura: 18º – 26ºC

9. Ficus lyrata

Esta planta super moderna continua aparecendo em revistas de design e em fotos de estilo chique do Instagram, graças às suas folhas largas e texturizadas. As plantas jovens apresentam folhagem densa que se espalha à medida que envelhecem e crescem mais “parecidas com árvores”.

Forneça luz indireta – perto de uma janela voltada para o leste é perfeito. Regue assim que a parte superior do solo estiver seca, regue até que a água saia do fundo do vaso e deixe secar novamente.
Água: 2 a 3 vezes por semana
Luz: luz indireta
Temperatura: 14º – 32ºC

10. Dieffenbachia

Folhas grandes e exuberantes brotam desta planta de rápido crescimento, que pode atingir 1,5 metro de altura ou mais quando satisfeita. Também é fácil de propagar: basta cortar um caule grosso, deixar na água até que as raízes apareçam e depois replantar em um novo vaso.

  • Água: Quinzenalmente
  • Luz: Luz brilhante e indireta
  • Temperatura: 18º- 25ºC

11. Palmeira rabo de cavalo (Beaucarnea recurvata)

árvores de interior, palmeira de rabo de cavalo em um vaso azul

Também conhecida como Pé de Elefante, esta palmeira pode adicionar um toque orgânico à sua sala com suas longas folhas encaracoladas. O caule grosso retém água, então você só precisa regar uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo da temperatura e da umidade da sua casa.

Água: Semanal a quinzenalmente
Luz: Direta
Temperatura: 20ºC e acima

12. Palmeira-fonte (Livistona chinensis)

árvores internas, palmeira chinesa em vaso dentro de casa

A palmeira-fonte, também conhecida como palmeira-leque chinesa, deve ser regada com frequência e mantida sob luz forte, mas indireta, para prosperar. Também crescem folhas grandes em forma de leque de papel, mas tome cuidado – os caules têm pontas que podem danificar a pele.

Água: 2-3 vezes por semana
Luz: luz indireta a direta
Temperatura: 18º – 32ºC

Deixe um comentário